ANDRADE GUTIERREZ ASSINA TERMO DE COMPROMISSO PARA SAIR DA LISTA DE BLOQUEIO CAUTELAR DA PETROBRÁS
É o fim do período de “geladeira”. Chegou ao fim o bloqueio cautelar imposto pela Petrobrás na Andrade Gutierrez. A estatal anunciou na noite desta quinta-feira (8) que as duas companhias assinaram um termo de compromisso que prevê obrigações de integridade que a empreiteira terá de adotar para participar novamente de licitações da Petrobrás.
“A existência e aplicação dessas medidas foram verificadas, pela área de Conformidade da Petrobrás, por meio de procedimento de due diligence de integridade, adotado no âmbito do programa de integridade da Petrobrás”, explicou a estatal, em nota.
Uma das medidas que consta no documento é que a Andrade mantenha um programa de integridade de acordo com a legislação anticorrupção e com pontos estabelecidos pela Petrobrás. A Andrade Gutierrez assinou acordo de leniência com o Ministério Público Federal (MPF) e, por isso, se tornou apta a firmar o termo de compromisso com a estatal.
A Andrade Gutierrez e outras companhias entraram na black list da Petrobrás em 2014, após as revelações de envolvimento com o cartel desbaratado pela Operação Lava-Jato. Ao todo, 21 empresas foram temporariamente impedidas de ser contratadas e de participar de licitações da estatal desde aquela ocasião.
“A Petrobrás segue acompanhando o andamento de eventuais acordos de leniência e adoção de medidas de conformidade pelas demais empresas da lista do bloqueio cautelar”, afirmou. A petroleira disse também que outras empresas que já firmaram Acordo de Leniência com o MPF e que estão passando pela análise de integridade da Petrobrás. Com isso, poderão também firmar termos de compromisso para serem retiradas da lista do bloqueio cautelar.
Deixe seu comentário