STATOIL COMPRA FPSO PEREGRINO DA MAERSK
A Statoil, petrolífera norueguesa, anunciou a aprovação da compra do FPSO Peregrino, da Maersk FPSO. O navio – plataforma, que está operando no campo de mesmo nome na Bacia de Campos desde o ano passado, foi convertido em FPSO num projeto iniciado em 2007, que teve investimento de mais de US$ 1 bilhão.
O campo de Peregrino é operado pela Statoil, que em 2010 vendeu 40% da sua participação para a chinesa Sinochem por mais de US$ 3 bilhões. A empresa chinesa também participou da compra do FPSO, que não teve valor divulgado, deixando a operadora norueguesa com o comando da exploração e produção no Campo de Peregrino.
Para operar o FPSO a Statoil contratou a BW Offshore, que deve começar a prestar seus serviços após uma transição de seis meses. O contrato da empresa com a Statoil, cujo valor também não foi divulgado, é de cinco anos, com opção de renovação por mais 15 anos. O FPSO Peregrino já produziu mais de 15 milhões de barris de petróleo durante seu primeiro ano de operação na Bacia de Campos, e tem capacidade de armazenamento de 1,6 milhão de barris.
muito bom !