A ALUBAR COMEÇOU A PRODUZIR NO RIO GRANDE DO SUL CARRETÉIS DE MADEIRA PARA EMBALAR CABOS ELÉTRICOS DE ALUMÍNIO
O Grupo Alubar deu início a uma nova operação em sua fábrica localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul. A unidade, que desde 2019 produz cabos elétricos de alumínio, passará também a produzir os carretéis de madeira que embalam esses cabos. O novo produto será prioritariamente para o consumo interno do Grupo Alubar no Brasil, atendendo também a fábrica da empresa em Barcarena (Pará). Para produção dos carretéis, foram contratados 46 novos funcionários que trabalharão em uma
área separada da produção de cabos elétricos. O Grupo Alubar é uma indústria de transformação que fabrica cabos elétricos, vergalhões e ligas de alumínio. Há 27 anos no mercado, a empresa lidera a produção de cabos elétricos de alumínio na América Latina e é a maior produtora de vergalhões de alumínio do continente americano. Nascida na Amazônia, em Barcarena (PA), a Alubar tornou-se uma multinacional, com unidades em São Paulo, Rio Grande do Sul, Estados Unidos e Canadá.
A escolha do local desta nova operação se deu pela proximidade com fornecedores de matéria-prima. As embalagens de cabos elétricos são feitas de madeira pinus, de origem certificada e plantada em áreas reflorestadas no Sul do Brasil. Maurício Gouvêa dos Santos, CEO da Alubar, disse que “O nível de qualidade e excelência das embalagens será o mesmo que os nossos clientes já conhecem. Esta nova operação é parte de uma visão que dará mais solidez ao nosso negócio. Vamos ganhar autonomia na produção de um insumo essencial e ampliar nossa eficiência operacional. Dessa forma, nossos produtos se mantêm competitivos no setor de transmissão e distribuição de energia, onde hoje temos posição de liderança na América Latina.“

publicada em 5 de outubro de 2025 às 5:00 




