faixa - nao remover

A AMBEV PASSA A USAR O BIOMETANO DA GÁS VERDE PARA PRODUZIR CERVEJAS EM UMA DE SUAS FÁBRICAS NO RIO DE JANEIRO

lisaCom uma solução inovadora de produzir cerveja, a Ambev, em parceria com a Gás Verde, do Grupo Urca Energia, aposta no biometano como forma de ampliar a jornada de descarbonização da companhia. A inovação transforma resíduos de aterros em biogás, que passa por um processo de purificação, tornando-se em biometano para aquecer as caldeiras de fermentação da cerveja, por meio de vapor. Implementado na cervejaria de Cachoeiras de Macacu (RJ), o projeto é responsável por reduzir em 84% as emissões da unidade. O biocombustível é produzido a partir da decomposição de resíduos de aterro sanitário e está sendo usado para gerar vapor nas caldeiras, em substituição ao óleo vegetal.

Até o final do ano, a Ambev pretende evitar a emissão de mais de 30 mil toneladas de CO2, o equivalente a 13.333 carros retirados de circulação (númerosDCIM100MEDIADJI_0088.JPG aproximados referente a veículos leves rodando a gasolina. Fonte: Instituto Arakatu/Webmotors). Por mês, a Gás Verde fornece 450 mil metros cúbicos para a cervejaria de Cachoeiras de Macacu, onde são produzidas as marcas Brahma, Antarctica e Colorado, além dos não-alcoólicos Guaraná Antarctica e Tônica Antarctica. Na Gás Verde, o biometano entregue para a Ambev é produzido a partir de resíduos sólidos do Aterro de Seropédica, que recebe o lixo produzido na cidade do Rio de Janeiro.

Para Lisa Lieberbaum, da Ambev, “A sustentabilidade é prioridade no nosso negócio. Constantemente buscamos alternativas e parcerias que nos ajudem a implementar tecnologias inovadoras e que façam a diferença ao meio ambiente. Há dois anos somamos resultados de diminuição de pegada de carbono, e, na unidade, já atingimos a neutralidade de emissões.”

marcelJá o CEO da Gás Verde, Marcel Jorand, parcerias como essa incentivam todo o mercado a mudar a forma de operar, substituindo as estratégias de compensação por estratégias efetivas de redução de emissões, contribuindo com a desaceleração do aquecimento global. “Trocar 100% o combustível de caldeira de uma fábrica para renovável sinaliza para o mercado o comprometimento com as metas globais de descarbonização. Temos a certeza de que esta parceria com a Ambev incentiva muitas outras companhias a investir em energia limpa”, explicou o CEO da Gás Verde.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of