A ARMÊNIA QUER ESTENDER A VIDA ÚTIL DE UM DE SEUS REATORES DA USINA NUCLEAR DE METSAMOR

AQAQAQAQAQAA Armênia planeja estender a vida útil de sua unidade de energia nuclear, em Metsamor, para além de 2026, sem abandonar  os planos de construir uma nova unidade nuclear. Esse novo planejamento já foi aprovado pelo gabinete que vai investir na nova estratégia de energia do governo para 2040. A planta da Metsamor compreende dois reatores VVER 376 MWe, que começaram a operar em 1976 e 1980, respectivamente. Ambas as unidades foram desligadas em 1988 devido a preocupações com a segurança em relação à vulnerabilidade sísmica, embora ambas continuassem operando e não tivessem sofrido nenhum dano em um grande terremoto na região no início daquele ano. A Unidade 2 foi reiniciada em 1995 e é responsável por 39% da geração total de eletricidade do país. A unidade 1 está sendo desativada.

O documento de estratégia do governo diz: “A presença de uma usina nuclear na rede elétrica da Armênia nos permitirá diversificar nossos recursos energéticos, não aumentar a dependência do país do gás natural importado, bem como reduzir o volume de emissões. O governo continua comprometido com sua política de ter uma usina nuclear na capacidade de geração do país. Nesse contexto, deve-se destacar que a opção de maximizar a vida da usina nuclear existente é garantia do desenvolvimento do sistema com o menor custo.”

O atual programa de investimentos para estender a vida útil da unidade 2 será concluído até 2023, quando um total de US$ 330 milhões terão sido investidos, e a vida útil da unidade será estendida até 2026. Se a operação da unidade 2 além de 2026 for provado ser seguro, então continuará até 2036, o que exigirá um investimento adicional de cerca de US$ 150 milhões.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of