faixa - nao remover

A ARTE DE MENTIR

editorial

Quanto mais uma pessoa quer mostrar o que não é, mais mostra o que ela realmente é. Foi o que se revelou nas atitudes em on e em off do ex-presidente e agora ex-ministro Lula. É na intimidade que se desnuda. Que se despe e se contam verdades inconfessáveis publicamente. A divulgação de suas conversas, devidamente autorizada pela Justiça Federal, mostrou toda sua arrogância, prepotência, ignorância, preconceito e incitamento à violência, passando frontalmente por cima de qualquer bom senso. E, em se tratando de uma autoridade pública, exemplo para uma geração de brasileiros, o fato é ainda mais grave.

O que mais parece a verdade é a mentira. O Luiz Inácio da intimidade não chega nem de perto da imagem criada para o Lula. O Lula da fantasia de bom moço, coitadinho e iletrado. A sua atitude real foi a que chegou mais perto de sua auto personificação para mostrar a sua personalidade. A cobra Jararaca é ardil, venenosa, mortal, violenta e traiçoeira.

Mesmo fora da Presidência da República, teve a ousadia de ligar para ministros do governo como se fosse o próprio mandatário e determinar que eles praticassem atos ilegais e imorais em benefício dele mesmo, como a ordem que impôs ao atual Ministro da Fazenda para que a Receita Federal parasse as investigações sobre seu instituto, cobrando de maneira chula providências contra a chefia da autarquia. E o pior, com a subserviência do próprio ministro, intimidado pela verborragia intempestiva.

O país está totalmente paralisado. Os negócios no setor de petróleo, gás e energia não destravam. Nada vai para frente na expectativa de uma solução política. Fala-se num país divido por duas forças. Às favas com esta afirmação. Já há apoio ao impeachment por parte de 68% da população. Há pequenas divisões, mas o país está longe de estar dividido, quando se veem mais de 3,5 milhões de pessoas em mais de 350 cidades brasileiras protestando espontaneamente, trazendo as famílias para as ruas, com as bandeiras brasileiras, colocando políticos oportunistas para fora dessas manifestações. E, mais do que isso: apoiando o grupo de investigadores, personificado na figura emblemática do juiz Sergio Moro. Os protestos dizem claramente: Basta! Não queremos mais ser roubados!

Do outro lado, manifestações de apoio a Dilma e a Lula, orquestradas por um partido político e entidades que vivem sugando o dinheiro do governo federal, como a CUT, UNE, MST, Sindicatos e outras instituições que estão se locupletando com o dinheiro público recebido sem o suor delas. No meio dessa massa de oportunistas, pessoas de bem que ainda querem acreditar que a figura de Lula precisa ser preservada. O ídolo, no imaginário, é intocável. Resiste mesmo diante dos fatos, das evidências, das confissões, do absurdo, da falta de explicações claras.

Se o sítio não é de Lula, porque os “reais proprietários” precisam da autorização do filho dele para entrarem? Por que não há nenhum objeto, uma peça de roupa, uma escova de dente, dos “reais proprietários”? E por que, diabos, a Odebrecht e a OAS fizeram obras de ampliação e reformas de graça para os “reais proprietários”, que sequer conhecem ou tem alguma relação? Se Lula explicar ou tentar explicar apenas estes fatos amplamente comprovados, as pessoas que ainda defendem seu nome terão bons argumentos para renovar a confiança nele. Esquece-se até que ele não tem propriedade qualquer em seu nome. Que tudo é em nome de terceiros. Que sempre tem alguma empresa doando para sua sobrevivência. Qual o interesse de empresas doarem mais de R$ 30 milhões para um instituto que leva seu nome? Que paga por serviços aos próprios familiares diretamente? Do filho que recebe R$ 2,5 milhões de um lobista para compilar textos da internet. Isso parece razoável para alguém que não tenha Inácio Lula da Silva como sobrenome? Todas as vezes que viaja para Brasília, usa jatinhos. Quem paga por estas viagens? O PT, o Instituto Lula, o governo, alguma empresa ou ele mesmo?

As instituições sérias brasileiras estão dando boas respostas ao que está se vivenciando. O futuro ex-senador Delcídio do Amaral, na revista Veja desta semana, e no Jornal Nacional de sábado (19), joga mais gasolina na fogueira que está ardendo a vida de políticos desonestos. Ele não poupa ninguém. Não se exime e dá nome aos bois. Tudo precisa ser investigado. Todos. Nenhum político acusado pode ficar de fora da malha das apurações. E um empresário, dono de enormes segredos, como Marcelo Odebrecht, poderia dar verdadeira lição de arrependimento e honestidade, se concordasse em fazer delação premiada. Condenado ele já está. Colocar todos os nomes na mesa, seja de quem for, de que partido for, de que estatal for, seria um bom exemplo para os seus próprios filhos,  um favor à sua consciência. Um respiro de patriotismo. O nosso país merece passar por esta catarse e sobreviver para vivenciar uma nova época nos negócios. Só assim premiaremos os melhores e daremos exemplos às nossas crianças, aos jovens,  de que vale a pena ser honesto e que o bem sempre vencerá.

19
Deixe seu comentário

avatar
16 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
18 Comment authors
Redação PetronotíciasAltamiroLuiz GomesPaulwagner Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Alexanfre
Visitante
Alexanfre

Prezados
Respeito a opinião deste portal que sempre no atualiza em relação ao mercado, mas tomar partido contrário sem que as investigações ao menos alcancem certo estágio de provas parece muito emocional. O PETRONOTICIAS não e obtigado a compactuar com qualquer lado e sim com a verdade que deve sim aer apurada. Quem redigiu foi levado pelo emocional em detrimento da razao. Decepcionante.

Wildes Júnior
Visitante
Wildes Júnior

Sem provas?? Acredito que o emotivo seja você, Decepcionante é o seu comentário!!

PARABÉNS PELO EDITAL!

wagner
Visitante
wagner

Olá amigos do PT, também respeito sua opinião pois é livre o estado de direito. Porem emocional está o seu comentário, pois se não consegues ver o nível de prova que a imprensa divulgou através de grampos telefônicos é o caso tipico em que a “VITIMA PASSA A GOSTAR DO ESTRUPADOR”.

Votei no PT em todo este tempo, porem com as provas colhidas não existe mais justificativa para eles permanecer no poder.

Carlos Teixeira
Visitante
Carlos Teixeira

Prezados Editorialistas! Como bem descrito no comentário anterior, a opinião de quem escreveu deve ser respeitada, porém pode e deve ser criticada. Bastante raso o pensamento maniqueísta de dividir os brasileiros em os do “bem” e os que se locupletam do dinheiro público. Nada é tão simples quanto isso, ou se afasta os pensamentos extremos dos dois lados ou o Brasil entrará em uma espiral destrutiva ainda maior. Negar os excessos cometidos pela justica no paraná é fechar os olhos para algo sério que compromete qualquer ambiente de negócios. Manter alguém preso preventivamente por 6, 7, 8 meses para forçar… Read more »

Patriota
Visitante
Patriota

Prezado Alexanfre, pior é o cego que não quer enxergar! Sai do armário, e mostre a sua verdadeira face petista! Seria mais hombridade de sua parte! Quem defende currupto e bandido, no mínimo ou é um bitolado, ou tem os olhos vendados e leva alguma vantagem do atual governo ou já levou!

Carlos Peixoto
Visitante
Carlos Peixoto

“Nosso” PETRONOTÍCIAS, se convertendo em tabloide ou blog de discussões da baixa política. Lamentável.

Christian Santos
Visitante
Christian Santos

Caros Alexandre/Carlos, É com muita tristeza e certo espanto que leio as suas argumentações infundadas, inadequadas e oportunistas. O que está em questão é bem mais amplo do que a própria operação Lava-Jato, não é de todo simples debater com pessoas aparentemente apoiadoras do modus-operandi de certos políticos e empresários. Provas existem aos milhares, já tentaram “melar” as investigações por diversas vezes, Lula, Odebrecht, Delcídio e outros acostumados com a impunidade e a arbitrariedade ditatorial. Dessa vez, enfim, ainda que parcialmente, vamos passar a limpo esse país. Como assim que empresa internacional irá pensar em investir no Brasil, Sr. Carlos?… Read more »

Bernardo
Visitante
Bernardo

O canal de noticias pode e deve se posicionar. Trazer a sua opinião de forma contundente. Assim acontece em países democráticos mais maduros de forma mais expressiva. No Brasil, temos uma revista, um repórter aqui outro ali e agora um bom canal de noticias se posicionando. Em todo caso, importante remetermos ao que aconteceu com a operação mãos limpas nos anos 90 na Italia, onde também grandes empresários e políticos foram presos. Partidos políticos encerraram suas atividades e só não foi mais profunda a mudança por conta de opiniões de excessos da condução legal do processo, que levou a ao… Read more »

Leonardo Silva
Visitante
Leonardo Silva

Parabéns pelo Editorial !!!

Todos devemos nos posicionar em relação a esses acontecimento.

Bernardino
Visitante
Bernardino

Poucos líderes ficaram à frente dos seus seguidores e morreram pela suas causas, antes mesmo que matasse um dos seus seguidores, porém 99% dos líderes se escondem e muitos dos seus seguidores morrem por ele, deixando famílias à mercê da sorte e da boa fé. O verdadeiro líder não se esconde e fica à frente da batalha. Pense nisso quem seguem doentiamente a cabeça de um homem, antes de seguir a Deus, a justiça e a seu coração.
Muito bom o Editorial.

João Gomes
Visitante
João Gomes

É incontestável que as investigações já produziram provas suficientes para levar à prisão dezenas de operadores, de empresários e alguns polìticos, outros viráo a seguir. É incontestável que as provas já fizeram repatriar montanhas de dinheiro desviados de Petrobras e outras estatais. Várias pessoas fizeram delação premiada e várias empresas fizeram acordo de leniência, na Justiça, legalmente. Agora, mais contas secretas estão sendo descobertas e mais dinheiro desviado será repatriado. As provas já indicaram que a divisão desta quantidade descomunal de dinheiro desviado irrigou o caixa de empresas, o bolso de operadores e campanhas políticas. O cerco se aperta em… Read more »

Alvaro Souza
Visitante

Parabéns pelo excelente Editorial !

Texto primoroso, realista e verdadeiro, doa a quem doer…