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A ASSOCIAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS PRIVADOS ESPERA AUTORIZAÇÃO PARA INVESTIMENTOS DE MAIS DE R$ 30 BILHÕES NO PAÍS

atpA Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) está prevendo investimentos de mais R$ 30 bilhões, que ainda serão autorizados pelo Ministério dos Portos. Seis novos TUPs (terminais de uso privado) assinaram contratos em 2024 e vão investir R$ 5,4 bi em portos; 14 projetos aguardam autorização. No ano passado, foram assinados com o governo federal seis novos contratos de adesão para instalação de Terminais de Uso Privado (TUPs), que vão aumentar a movimentação de cargas nos portos brasileiros. Os contratos, assinados com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), têm uma expectativa de investimentos de R$ 5,4 bilhões. Além disso, aguardam autorização do MPor 14 outros terminais portuários privados, que já passaram por anúncio público. A expectativa é de uma injeção de mais de R$ 30 bilhões.

Projeto do Porto Meridional Porto do Sal

Projeto do Porto Meridional Porto do Sal

As informações, divulgadas nesta quinta-feira (30), são da Coordenação de Pesquisas e Desenvolvimento da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). Segundo o levantamento da ATP, em 2024, receberam autorização para instalação dois terminais portuários na Região Norte, dois no Nordeste e dois no Sul. Entre os destaques está o TUP de Luís Correa, no Piauí, com investimento previsto de R$ 2,5 bilhões. A companhia Porto Piauí vai operar quatro tipos de cargas no terminal: granel sólido, granel líquido, contêiner e carga geral. Entre os outros TUPs autorizados, no ano passado, estão o Porto Meridional, no Arroio do Sal (RS), para operar também os quatro tipos de cargas; Terminal de Granéis Sólidos Agrícolas, em Porto Velho (RO); TUP Acará (PA), para operação de granel líquido; e Porto Park, no Balneário Piçarras (SC), para transporte de passageiros.

Porto Park, no Balneário Piçarras (SC), para transporte de passageiros.

Porto Park, no Balneário Piçarras (SC), para transporte de passageiros.

No caso dos 14 projetos que aguardam autorização do MPor para a assinatura de contratos de adesão e instalação dos terminais portuários, 11 são novos TUPs e há três pedidos para ampliação. Esses novos empreendimentos terão investimentos voltados para terminais com diferentes tipos de cargas, como granéis sólidos, líquidos, gasoso, contêiner, carga geral e passageiros. Segundo o presidente da ATP, Murillo Barbosa, os seis novos TUPs que assinaram contratos com o governo federal e os 14 projetos que aguardam autorização, totalizando mais de R$ 35 bilhões de investimentos previstos, evidenciam a relevância dos terminais portuários privados para o desenvolvimento do Brasil: “Estão em andamento no Brasil inteiro vários projetos de terminais portuários privados, essenciais para ampliar a movimentação de cargas do país. São investimentos em infraestrutura que geram eficiência nas operações e garantem que as empresas mantenham sua competitividade e explorem novas oportunidades no mercado internacional.”  De acordo com a ATP, a expectativa é de que os terminais privados tenham movimentado mais de 850 milhões de toneladas em 2024, com uma participação de aproximadamente dois terços da movimentação nacional. Com grande destaque para a movimentação de contêiner, que cresceu mais de 7% até novembro de 2024, e de minério de ferro, com crescimento de 3,6%. Os números fechados do ano, até dezembro, ainda serão divulgados.

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