ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE OPERADORES NUCLEARES NOMEU SATU KATAJALA COMO A NOVA DIRETORA DO CENTRO EM PARIS
A Associação Mundial de Operadores Nucleares (WANO) nomeou Satu Katajala como Diretora do Centro de Paris, no que descreve como um “marco significativo no apoio à diversidade na indústria nuclear”. Katajala é atualmente Vice-Presidente de Supervisão de Segurança Nuclear e Cooperação Internacional na usina nuclear de Loviisa, da Fortum, e trabalhou em uma variedade de funções durante mais de três décadas em operações nucleares e proteção contra radiação. O CEO da WANO, Naoki Chigusa, disse: “Estou muito satisfeito que Satu se juntou a nós e não tenho dúvidas de que ela será um grande trunfo para a WANO, para nossos membros da região Centro de Paris e para a indústria global. Satu se junta a nós com uma vasta experiência e conhecimento, e esperamos que seu Centro de Paris seja líder durante uma fase chave de seu desenvolvimento – com nosso objetivo comum de apoiar nossos membros na condução de melhorias sustentáveis em todas as fábricas e instalações. Sendo a primeira mulher nomeada para o cargo, este é também um passo importante para ajudar a aumentar a diversidade na nossa indústria.”
Katajala ficou surpresa e feliz com a sua escolha: “É uma grande honra ingressar no WANO Paris Centre na função-chave de diretor. Trabalharei com meus colegas para garantir que a WANO continue a trabalhar em conjunto para avaliar, comparar e melhorar o desempenho através de apoio mútuo, troca de informações, e emulação das melhores práticas. Meu mandato é continuar a implementação bem-sucedida da Ação para Excelência por nossos membros e impulsionar a melhoria sustentável no desempenho da indústria nos próximos anos. Também estamos prontos para apoiar a expansão da indústria e apoiar os membros que introduzem e operam novas tecnologias, como os SMRs.”
Para lembrar, a WANO, uma organização internacional sem fins lucrativos que ajuda os seus membros a maximizar a segurança e a fiabilidade das centrais nucleares em todo o mundo, foi criada em 1989 pelos operadores mundiais de energia nuclear para trocar conhecimentos de segurança e experiência operacional entre organizações que operam reatores nucleares comerciais. Os membros da WANO operam cerca de 430 unidades nucleares em mais de 30 países e áreas em todo o mundo. O Centro de Paris abrange 70 unidades de usinas nucleares em 17 países. A WANO também possui centros regionais em Atlanta, Moscou e Tóquio e escritórios em Londres e Xangai. Katajala, que se tornará a primeira mulher a chefiar qualquer um dos centros regionais da WANO, sucede a Luis Soriano Martinez, que completa o seu mandato de quatro anos no cargo no final do ano.
Deixe seu comentário