A CANADENSE SASKPOWER ENTRA NA PARTE FINAL DE UM ESTUDO PARA USAR TECNOLOGIA NUCLEAR DA WESTINGHOUSE EM SEU SMR | Petronotícias




faixa - nao remover

A CANADENSE SASKPOWER ENTRA NA PARTE FINAL DE UM ESTUDO PARA USAR TECNOLOGIA NUCLEAR DA WESTINGHOUSE EM SEU SMR

padyaA Saskatchewan Power Corporation, do Canadá, e as norte-americanas  Westinghouse Electric Company e a Cameco Corporation, avaliarão a potencial implantação da tecnologia de reator nuclear Westinghouse – e uma cadeia de fornecimento nuclear baseada em Saskatchewan – para as futuras necessidades de energia limpa.  Um novo Memorando de Entendimento (MoU) entre as três empresas permitirá que elas explorem caminhos técnicos e comerciais para implantar a tecnologia de reatores da Westinghouse, incluindo o reator avançado AP1000 e o pequeno reator modular (SMR) AP300 para planejamento de fornecimento de eletricidade de longo prazo. Inclui também a avaliação de uma cadeia de abastecimento nuclear para apoiar projetos de energia nuclear, incluindo combustível, e identifica oportunidades para colaborar na investigação nuclear, desenvolvimento e formação de mão-de-obra em parceria com instituições pós-secundárias de Saskatchewan.

O governo de Saskatchewan identificou o desenvolvimento da tecnologia SMR como uma meta de crescimento em seu roteiro de desenvolvimento de 2019 e, em agostoNUCLEAR de 2023, o governo canadense aprovou até 55 milhões de dólares em financiamento federal para o desenvolvimento de SMR na província, a ser liderado pela concessionária de energia elétrica. Saskatchewan Power Corporation (SaskPower). A SaskPower espera tomar uma decisão final de investimento em 2029 e pretende usar urânio produzido na província em qualquer reator construído por lá.

A SaskPower anunciou que selecionou o BWRX-300 SMR da GE Hitachi Nuclear Energy para potencial implantação na província em meados da década de 2030, após uma avaliação de três tecnologias SMR: o BWRX-300, o Xe-100 da X-energy e o IMSR da Terrestrial Energy.  Na época, a SaskPower disse que sua seleção da mesma tecnologia já selecionada pela Ontario Power Generation para implantação em seu Novo Projeto Nuclear de Darlington, em Ontário, ajudaria a permitir uma abordagem pan-canadense baseada em frota para implantação de SMR, bem como reduzir o risco para custos regulatórios, de construção e operacionais. “Aproveitar o conhecimento de organizações que possuem experiência significativa na indústria nuclear é fundamental para garantir que tomemos decisões responsáveis e informadas sobre nosso futuro energético”, disse o presidente e CEO da SaskPower, Rupen Pandya, no anúncio do novo memorando de entendimento. A colaboração no fornecimento de combustível nuclear e na avaliação de várias tecnologias “servirá apenas para melhorar o trabalho de desenvolvimento de SMR da empresa e o planejamento futuro, acrescentou Pandya.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of