A CAPACIDADE MUNDIAL DE GERAÇÃO NUCLEAR DE ENERGIA PODERÁ DUPLICAR ATÉ 2050 | Petronotícias




faixa - nao remover

A CAPACIDADE MUNDIAL DE GERAÇÃO NUCLEAR DE ENERGIA PODERÁ DUPLICAR ATÉ 2050

QAQAQO potencial da energia nuclear continua alto, de acordo com a última projeção da Agência Internacional de Energia Atômica, que vê a capacidade global de geração nuclear aumentar 123% em 2050 em comparação com seu nível atual. A AIEA forneceu um relatório abrangente sobre o status internacional e as perspectivas de energia nuclear duas vezes por ano, desde 2008. No entanto, uma resolução da Conferência Geral no ano passado pediu que o relatório fosse produzido a cada quatro anos, a partir de 2017. O último relatório publicado, intitulado Status Internacional e Perspectivas para a Energia Nuclear 2017, analisa os fatores que poderiam influenciar o futuro da energia nuclear, como o financiamento, mercados de eletricidade e aceitação pública. Se o potencial da energia nuclear como uma fonte de energia com baixo teor de carbono cresce em reconhecimento e os projetos avançados de reator melhoram ainda mais a segurança e o gerenciamento de resíduos radioativos, o uso da energia nuclear pode crescer significativamente, diz o relatório.

 A projeção mostra que a capacidade global de geração nuclear aumenta de 392 GWe no final de 2016,  para 554 GWe até 2030, 717 GWe até 2040 e 874 GWe até 2050. A participação da nuclear na geração global de eletricidade aumentaria do nível atual de cerca de 11 % Para 13,7% até 2050. Esta projeção pressupõe que as taxas atuais da demanda econômica e  por eletricidade, particularmente na Ásia, continuarão crescendo. Serão de 30-35 novos reatores conectados à rede anualmente por volta de 2025.

Embora todas as regiões do mundo contribuam para esta expansão da energia nuclear, o maior crescimento é esperado na Ásia Central e Oriental, onde a capacidade aumentará  3,5 vezes até 2050, em comparação aos níveis atuais. Espera-se que a capacidade na América do Norte diminua ligeiramente em 2050, enquanto que na Europa (excluindo a Europa Oriental) a capacidade inicialmente mergulhe, mas se recupera para chegar a 120 GWe até 2050.

A IAEA observou que, embora essa projeção pareça não mostrar nenhum crescimento líquido na capacidade instalada até 2050, isso não significa que não haja novas construções. Na verdade, cerca de 320 GWe  de nova capacidade de energia nuclear serão instalados até 2050, compensando a perda causada por reatores retirados.

Mikhail Chudakov, vice-diretor-geral da AIEA e chefe do departamento de energia nuclear da agência, disse: “Em alguns países, as preocupações com as mudanças climáticas são um incentivo para apoiar a operação contínua de usinas nucleares ou fazem parte do argumento para uma nova construção programa. Ao longo do tempo, as tecnologias avançadas podem tornar-se comercialmente disponíveis para consideração como parte de uma mistura de energia com baixo carbono. Mais de 30 reatores avançados com resfriamento a água já estão em construção em todo o mundo. É a busca por aumento da demanda por energia limpa.  

 O relatório da AIEA assinala a visão da Associação Nuclear Mundial para o futuro da eletricidade, denominada Harmony. Isto é baseado no cenário 2DS da Agência Internacional de Energia, que visa evitar as conseqüências mais prejudiciais das mudanças climáticas e exige um grande aumento na energia nuclear. A Harmony prevê uma mistura diversificada de tecnologias geradoras de baixo carbono implantadas de tal forma que os benefícios de cada uma delas sejam maximizados, enquanto os impactos negativos são minimizados. A meta para a energia nuclear é fornecer 25% da eletricidade em 2050, exigindo que cerca de 1000 GWe de nova capacidade nuclear sejam construídos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of