A PRIMEIRA CENTRAL NUCLEAR NA TURQUIA AVANÇA COM A INSTALAÇÃO DA COBERTURA DA USINA AKKUYU 1
A concretagem da cúpula de contenção externa da primeira unidade da usina nuclear de Akkuyu, na Turquia, levou 104 dias, com 3.511 metros cúbicos de mistura de concreto autoadensável de alta resistência despejados. Dois guindastes de torre, seis lanças de concretagem e 34 caminhões betoneira foram usados durante o trabalho na primeira das quatro unidades VVER-1200 que estão sendo construídas no local. A cúpula metálica do edifício foi erguida em duas etapas, em agosto e setembro: Após a concretagem, a cúpula tem uma espessura de 1,5 metro. Os reatores projetados pela Rosatom têm dois edifícios de contenção, proporcionando níveis extras de proteção e segurança, com a contenção externa projetada para suportar os mais severos terremotos e furacões. Sergei Butсkikh, CEO da Akkuyu Nuclear JSC, disse que: “A contenção externa é um dos principais sistemas de segurança da unidade de energia. A estrutura robusta de concreto armado protegerá de forma confiável a usina do reator contra impactos externos. A conclusão da concretagem da contenção externa nos dará a oportunidade de iniciar a instalação de outro componente importante da segurança da NPP – o sistema de remoção passiva de calor.”
Akkuyu, na província de Mersin, no sul, é a primeira usina nuclear da Turquia. A Rosatom está construindo quatro reatores VVER-1200, sob um modelo chamado BOO (build-own-operate). De acordo com os termos do Acordo Intergovernamental de 2010 entre a Federação Russa e a República da Turquia, o comissionamento da primeira unidade de energia da usina nuclear deve ocorrer dentro de sete anos a partir do recebimento de todas as licenças para a construção da unidade. A Agência Reguladora Nuclear da Turquia emitiu permissão para a primeira unidade ser comissionada em dezembro, e em fevereiro foi anunciado que o compartimento do reator havia sido preparado para montagem controlada do reator. O objetivo é que a unidade 1 comece a abastecer o sistema energético da Turquia em 2025. Quando a usina de 4.800 MWe estiver concluída, espera-se que ela atenda cerca de 10% das necessidades de eletricidade da Turquia, com a meta de que todas as quatro unidades estejam operacionais até o final de 2028.
Para aqueles que trabalham com usinas nucleares, a segurança e o respeito ao reator e a devoção às barreiras que mantém o material radioativo onde deve ficar é algo de suprema importância, jamais superado por quaisquer outros interesses ou motivos. As propriedades da usina VVR-1200 da empresa russa Rosatom perdem total credibilidade e lógica depois que as forças armadas russas bombardearam a maior central nuclear da Europa na Ucrânia. Valores alguns, princípios quaisquer, excelência alguma justifica atirar contra usinas nucleares. Apesar de projetadas para resistirem a inúmeros acidentes possíveis, mesmo com probabilidades mínimas, da ordem de eventos astronômicos catastróficos atingindo… Read more »