A CEO DA SIGMA LITHIUM TOCA O SINO NA BOLSA NASDAQ DEPOIS DE INVESTIR R$ 3 BILHÕES NA PRODUÇÃO DE LÍTIO VERDE
A Sigma Lithium, indústria verde brasileira de produção de lítio pré-refinado dedicada a alimentar a próxima geração de veículos elétricos com concentrado de lítio neutro em carbono, foi convidada a celebrar suas conquistas de sustentabilidade tocando o sino de abertura da Nasdaq durante a Semana do Clima de Nova York. A Sigma Lithium começou a produzir lítio sustentável para baterias, neutro em carbono, com zero produto químico e zero rejeito (“Lítio Verde Triplo Zero”), em abril deste ano, por meio de um processo que utiliza 100% de energia renovável e água reciclada na sua planta greentech de processamento de lítio, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A empresa anunciou um acordo pioneiro para alcançar o “Zero Rejeito”, vendendo os rejeitos ultrafinos de alta pureza, sem produtos químicos, com aproximadamente 1,3% de óxido de lítio para serem reciclados em concentrado de lítio para uso na produção de baterias de veículos elétricos.
A CEO da Sigma Lithium, Ana Cabral, disse que “Desde o início, nos dedicamos à produção de lítio de elevada pureza e ambientalmente sustentável, ao mesmo tempo em que contribuímos para melhorar a qualidade de vida das comunidades nas quais estamos inseridos. Como produtores pioneiros de lítio no Brasil e os únicos de lítio verde Triple Zero no mundo, estamos comprometidos em provar que é possível criar uma cadeia de veículos elétricos totalmente descarbonizada. Estamos entusiasmados por ter a oportunidade de mostrar nossos objetivos de ação climática ao lado de outros líderes internacionais durante a Semana do Clima de Nova York e honrar o protagonismo global do Brasil na transição verde de energia.“
A companhia entregou a sua primeira remessa, composta por 15 mil toneladas de Lítio Verde Triplo Zero e 16,5 mil toneladas de Subprodutos Verdes, no final de julho deste ano, alcançando o carbono líquido zero 27 anos antes da meta de 2050 estabelecida pela indústria global de metais e mineração. A Sigma Lithium foi uma das dez empresas convidadas pela Nasdaq a tocar o sino durante a Semana do Clima. “Há 10 anos, a equipe e os investidores da Sigma Lithium começaram juntos a jornada para construir a empresa de lítio mais sustentável do mundo e provar que é possível alimentar carros elétricos com insumos neutros em carbono e de origem responsável, em linha com as expectativas dos consumidores“, disse Ana Cabral em seu discurso. A Sigma Lithium investiu R$ 3 bilhões no desenvolvimento e construção do primeiro projeto de lítio do mundo sem barragem de rejeitos, que são empilhados a seco para serem comercializados e exportados. A ausência de produtos químicos no processamento do lítio evita a contaminação da água e do solo e contribui para a preservação dos rios e florestas da região. “Transformamos o destino do Vale do Jequitinhonha, para onde atraímos bilhões em investimentos, contribuindo com seu crescimento em 20% este ano”, observa Ana Cabral.
Deixe seu comentário