A ECHOENERGIA JÁ RECICLOU 17 TONELADAS DE ÓLEO USADO NOS AEROGERADORES DE SUAS USINAS EÓLICAS NO BRASIL
A Echoenergia, empresa do grupo Equatorial referência em soluções energéticas, segue inovando em suas práticas sustentáveis com a reciclagem do óleo usado nos aerogeradores de seus parques eólicos. Desde 2020, essa ação já resultou na destinação ambientalmente correta de, aproximadamente, 17 toneladas de óleo, contribuindo para a redução de impactos ambientais e reforçando sua política de responsabilidade socioambiental. O processo de troca de óleo nos aerogeradores é fundamental para garantir a performance e a segurança das turbinas, além de assegurar a eficiência na geração de energia limpa. O material descartado é armazenado em recipientes fechados e localizados em áreas com estrutura adequada, como pisos impermeáveis e coberturas, prevenindo qualquer contaminação ambiental. Emiliana Fonseca, coordenadora Ambiental da Echoenergia, explica que “Quando os recipientes atingem a capacidade total, empresas especializadas e homologadas fazem a coleta e encaminham o óleo para reciclagem, transformando-o em insumos para outras indústrias.”
Além do impacto ambiental positivo, o óleo reciclado é comercializado a R$ 1,00 por litro, gerando recursos que são reinvestidos na manutenção dos parques eólicos. A prática, que não tem como objetivo o retorno financeiro, apenas reforça o compromisso da Echoenergia em manter suas operações organizadas e em diálogo com a agenda de sustentabilidade. “Adotar a reciclagem do óleo usado em nossos aerogeradores é mais do que uma obrigação regulatória, é uma demonstração concreta do nosso compromisso com o meio ambiente e com a eficiência de nossas operações. Essa iniciativa destaca como é possível unir produtividade e responsabilidade ambiental“, completa Emiliana.
A Echoenergia é a plataforma de geração e comercialização de energia renovável do Grupo Equatorial. Já há sete anos no mercado, a companhia é referência no desenvolvimento, implementação e operação de projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. Atualmente, a empresa conta com 12 empreendimentos na região Nordeste do Brasil. Ao todo, são 484 aerogeradores nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Além disso, conta com dois complexos solares instalados no Piauí e na Bahia.
Deixe seu comentário