A EDF CONCORDOU EM ASSUMIR 12,5% DA USINA NUCLEAR SIZEWELL NO REINO UNIDO POR US$ 1,5 BILHÃO
A francesa EDF anunciou que concordou em investir até US$ 1,5 bilhão na usina nuclear Sizewell C, no Reino Unido, detendo 12,5% do projeto, mas a decisão final de investimento no projeto ainda não foi tomada. “Este investimento seria feito no momento da decisão final de investimento do projeto, assim que a negociação dos acordos com o governo do Reino Unido e os investidores for finalizada“, disse a EDF. O plano liderado pela estatal francesa prevê que Sizewell C tenha duas usinas de energia nuclear (EPRs), produzindo 3,2 GW de eletricidade, o suficiente para abastecer o equivalente a cerca de seis milhões de residências por pelo menos 60 anos. Seria um projeto semelhante ao da usina de duas unidades que está sendo construída em Hinkley Point C, em Somerset, com o objetivo de ser construída mais rapidamente e com menor custo, como resultado da experiência adquirida com o primeiro novo projeto de construção nuclear no Reino Unido em cerca de três décadas.
Tom Greatrex, Diretor Executivo da Associação da Indústria Nuclear, comemorou o anúncio da EDF, afirmando: “Este é um investimento histórico que ajudará a construir a primeira réplica real de uma usina nuclear na história britânica. Essa replicação é a melhor maneira comprovada de reduzir custos, acelerar a construção e gerar os empregos e a segurança energética de que o país precisa. Sizewell C será um enorme motor de crescimento econômico em nossos centros industriais e formará a base de um sistema energético mais competitivo para o resto deste século.” Em outubro de 2016, a EDF concordou com a China General Nuclear (CGN) em desenvolver o projeto Sizewell C até o ponto em que uma decisão final de investimento pudesse ser tomada. A EDF detinha uma participação de 80% e a CGN, uma de 20%. No entanto, a então chamada “era de ouro” das relações entre o Reino Unido e a China terminou com o governo britânico, alegando preocupações com a segurança, ao revisar e bloquear investimentos chineses em infraestrutura britânica.
Em novembro de 2022, o Reino Unido anunciou que investiria £ 679 milhões e se tornaria um parceiro de 50% da EDF no projeto Sizewell C. Mais financiamento do governo do Reino Unido foi anunciado desde então, com a participação da EDF caindo para cerca de 16%. A EDF deixou claro que não quer ter uma grande participação acionária no projeto, diferentemente do que acontece em Hinkley Point C. O governo do Reino Unido tem buscado investimentos do setor privado no projeto Sizewell C, lançando uma pré-qualificação para potenciais investidores como a primeira etapa de um processo de captação de capital. A EDF é a primeira acionista a anunciar seu apoio à usina nuclear, juntamente com o governo do Reino Unido. O anúncio de hoje deixa Sizewell C um passo mais perto de receber sinal verde e garantir o fornecimento de energia limpa.
Deixe seu comentário