A EDF, DASSAULT E A CAPGEMINI FAZEM PARCERIA DE 20 ANOS PARA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA ÁREA DA ENGENHARIA NUCLEAR
A EDF, a Dassault Systèmes e a Capgemini assinaram um acordo de parceria de 20 anos para promover a transformação digital da área de engenharia nuclear da EDF e de todo o seu ecossistema. A colaboração visa apoiar a EDF na digitalização de seus projetos de engenharia de plantas, com o objetivo de fortalecer a performance das usinas e a competitividade da matriz de energia nuclear. Um passo importante na aceleração da transformação digital da indústria nuclear como um todo. A Dassault Systèmes vai usar a plataforma 3DEXPERIENCE, projetada para padronizar, harmonizar e modernizar processos e métodos de engenharia. A plataforma é considerada interativa e evolutiva e será utilizada pela EDF para acessar dados de projetos em tempo real. Ele também será usado para desenvolver cópias digitais de usinas nucleares, seja na fase do projeto, construção ou operação.
A Capgemini fornecerá serviços e usará de sua experiência nos campos de consultoria tecnológica e serviços de integração de sistemas. Juntas, as três organizações desenvolverão e integrarão soluções digitais capazes de responder às necessidades específicas da engenharia nuclear. O projeto Hinkley Point C, na Inglaterra, juntamente com as usinas atômicas futuras e a engenharia nuclear francesa contribuirão e se beneficiarão dessa iniciativa.
Jean-Bernard Lévy, CEO do Grupo EDF, afirmou: “A área de engenharia nuclear da EDF entrou em um processo de transição digital, buscando alinhar a companhia às melhores práticas de engenharia para projetos de alta complexidade. Esse empreendimento é fundamental para o sucesso de nossas futuras iniciativas nucleares, bem como um exemplo concreto da transformação do Grupo EDF, iniciada no âmbito da estratégia CAP 2030. Estamos orgulhosos pelo apoio de parceiros confiáveis e altamente respeitados como a Dassault Systèmes e a Capgemini, capazes de nos dar um suporte de longo prazo, de entender nossos requisitos e de nos ajudar a construir, em colaboração, um processo de engenharia de projetos”.
Bernard Charlès, Vice-Presidente e CEO da Dassault Systèmes, disse que : “A transformação digital da indústria de energia está acontecendo e se acelerando. O acordo de 20 anos firmado com a EDF e nossa aliança contínua com a Capgemini são testemunhos dessa mudança. A Dassault Systèmes tem uma forte presença global no setor de energia, incluindo a nuclear. Nossas soluções são usadas para gerenciar a complexidade de 66% dos reatores nucleares do mundo e 80% dos que estão em construção. Juntamente com a Capgemini e com base na maturidade da nossa plataforma 3DEXPERIENCE, entregaremos à EDF novas experiências em engenharia nuclear que poderão inspirar a transformação em todo o setor”.
Paul Hermelin, Chief Executive Officer do Grupo Capgemini, completou: “É muito empolgante trabalhar em conjunto com a Dassault Systèmes no suporte a EDF em seus ambiciosos planos de transformação de seu negócio nuclear. Estamos utilizando nosso profundo conhecimento do setor nuclear e nossas habilidades técnicas especializadas e reconhecidas mundialmente para alcançar o sucesso neste projeto. Nossa parceria com a Dassault Systèmes é um passo importante na estratégia global de implementação do Grupo Capgemini, seja no setor de energia ou no mercado de gerenciamento do ciclo de vida do produto”.
Deixe seu comentário