A ENERGIA GERADA POR RESÍDUOS SERÁ O TEMA DE UM CONGRESSO DA ABREN QUE SERÁ REALIZADO EM SANTA CATARINA
A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) promoverá, na terça e quarta-feira (11 e 12), em Florianópolis (SC), a 5ª edição do Congresso de Energia de Resíduos. Organizado pela Porthus Eventos, o congresso contará com a participação de 35 palestrantes e irá abordar, por meio da realização de 8 painéis de debate, as alternativas para a gestão de resíduos sólidos urbanos, industriais e da agropecuária. De acordo com Yuri Schmitke, presidente da ABREN, “o lixo urbano ainda é um dos maiores desafios a serem enfrentados pela gestão pública nos municípios em todo o País. A cargo de exemplo, o Brasil gera por ano 82 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. Cerca de 60% é destinado para aterros sanitários como alternativa momentânea, mas ainda é grande o volume de lixo a céu aberto. Por isso, é essencial debatermos as soluções mais adequadas para fazer a gestão dos resíduos de forma ambientalmente adequada”.
Na terça, primeiro dia de evento, o painel de abertura terá a presença de Guilherme Dallacosta (foto à direita), Secretário de Meio Ambiente de Santa Catarina. Também estão previstas a participação do senador Jorge Seif (foto à esquerda), Cleverson Siewert, Secretário da Fazenda de Santa Catarina, Mário Cezar de Aguiar, Presidente da FIESC, Sheila Meirelles, Presidente do IMA, Tarcísio Estefano Rosam, Presidente da CELESC, e Valdir Colatto, Secretário de Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, entre outros. Ao longo do dia, haverá debates sobre as estratégias para o desenvolvimento da recuperação energética de resíduos no Brasil, o potencial no blend de Combustível Derivado de Resíduos (CDR), o licenciamento ambiental de usinas de recuperação energética de resíduos e os desafios da regulação de biogás, biometano. Todos os painéis contam com especialistas de empresas nacionais e internacionais.
No segundo dia de evento, o congresso terá a palestra de abertura conduzida por Yuri Schmitke (foto principal), presidente da ABREN. Schmitke irá apresentar os principais resultados, o relatório comparativo e as recomendações do projeto European Union Climate Dialogues (EUCD) para as políticas públicas da produção sustentável de biogás e biometano no Brasil. Na sequência, os painéis de debate irão abordar o papel do estado na biodigestão anaeróbia de resíduos, os desafios dos projetos de Gaseificação e Pirólise no Brasil, a geração de energia com Biogás e Biometano, a partir dos modelos de negócio e estratégias, e as políticas públicas de financiamento sustentável. “Existem alternativas viáveis com o uso dos resíduos para a geração de energia elétrica ou térmica, além da produção de biogás e biometano. Essas tecnologias têm um futuro muito promissor no Brasil, e o congresso será uma oportunidade para que os representantes do poder público e especialistas no tema possam contribuir por meio do conhecimento adquirido para mostrar o futuro do Brasil na gestão de resíduos“, conclui Yuri Schmitke. A programação completa do evento está disponível aqui. Para realizar sua inscrição, basta clicar aqui.
Deixe seu comentário