faixa - nao remover

A ENERGIA NUCLEAR JÁ RESPONDE POR 20% DA GERAÇÃO ELÉTRICA DOS ESTADOS UNIDOS

texasVinte por cento da  eletricidade dos Estados Unidos é gerado a partir de energia limpa, sem  emissões de carbono das centrais nucleares. Noventa e nove geradores estão operando, e quatro novos reatores estão em construção na Geórgia e Carolina do Sul. Mas, desde 2013, seis usinas foram fechadas nos EUA e outras nove estão programadas para fechar em um futuro próximo, principalmente os dois reatores Indian Point, ao norte de Nova York, que fornecem 25% da eletricidade da cidade.

No Texas, quatro novas usinas nucleares – duas em Glenrose perto de Fort Worth e duas em Bay City, perto de Houston – fornecem cerca de 6% das necessidades de energia do estado. As fábricas do Texas estão entre as mais eficientes do país.  O desconhecimento de algumas pessoas somado ao preconceito sobre as plantas nucleares está fazendo pressão no Texas.  Muitos americanos não sabem que a energia nuclear está afinada com a política verde de geração de energia, sem emissões de CO2, mercúrio ou partículas.  Mas os fatos são mais contundentes do que  as suspeitas. De fato, após 65 anos de geração comercial das mais de 100 plantas, nenhuma doença relacionada à radiação ou morte já foi documentada perto de uma usina nuclear,  incluindo Three Mile Island.

Os opositores argumentam que o transporte  e armazenamento de combustível nuclear usado é inerentemente perigoso, o que, novamente, não é o caso. Um repositório permanente de combustível irradiado foi impedido pela política, não por tecnologia, custo ou segurança.

Há os que defendem o gás como principal fonte de geração, porque o gás natural é barato e abundante. Para muitos, ele  se tornou o combustível preferido para geração de energia e já representa quase 35% da capacidade instalada em todo o país. Na verdade, no ano passado as usinas dos EUA queimaram mais gás natural do que o carvão pela primeira vez. No Texas, as usinas de gás natural representam 55% da capacidade de geração de energia.

 As energias renováveis recebem subsídios consideráveis de nível federal, estadual e local. Isso ajuda a explicar por que o Texas tornou-se o primeiro estado do país em 19 gigawatts, representando 16% da capacidade total instalada. Isto é três vezes a capacidade do estado de Iowa, que é o segundo maior  produtores de energias solar e eólica.

O problema com a enorme capacidade de vento do Texas é que ele não pode ser aproveitado em um dia quente de verão, quando a demanda por energia cresce sensivelmente e o vento não está soprando. Em contraste, as usinas nucleares que funcionam todos os dias da semana durante 24 horas,  ajudando a garantir a confiabilidade elétrica ao mesmo tempo em que reduzem as emissões de carbono.

No final do ano passado, o estado de Illinois reconheceu o valor da energia nuclear no cumprimento de seus objetivos de energia limpa incluindo o padrão zero de emissões.  O Estado pode  adquirir créditos de energia zero-carbono de usinas nucleares que, por sua vez, nivelam o campo de jogo entre o gás nuclear e o gás natural no mercado de eletricidade desregulamentado do estado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of