A EVONIK TRAÇA UMA NOVA ESTRATÉGIA DA EMPRESA COM FOCO EM SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÕES NA ÁREA QUÍMICA
A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, está impulsionando a transformação verde da indústria. Com sua nova estratégia de inovação, a empresa intensifica o foco na sustentabilidade. Para isso, está concentrando uma grande parte de suas atividades de P&D em três novas áreas de crescimento da inovação. Essas áreas devem gerar vendas adicionais de 1,5 bilhão de euros até 2032, em comparação com 2023, como explica Harald Schwager (foto principal), vice-presidente do conselho executivo da companhia: “Nossa nova estratégia de inovação mostra como produtos e soluções sustentáveis apoiarão ainda mais fortemente o crescimento futuro da Evonik e, ao mesmo tempo, reduzirão a pegada ecológica de nossos clientes.” Na área de crescimento da inovação chamada Advance Precision Biosolutions, os cientistas da Evonik estão usando a biotecnologia para desenvolver soluções que melhoram a saúde e a qualidade de vida das pessoas, economizam energia e recursos ou protegem ecossistemas. Isso inclui biossurfactantes modernos como os ramnolipídios. Em maio, a Evonik inaugurou na Eslováquia a primeira planta em escala industrial do mundo para a produção dessa nova classe de biossurfactantes. Ao mesmo tempo, a empresa está impulsionando o desenvolvimento de ramnolipídios para outras áreas de aplicação.
As novas áreas de crescimento da inovação estão focadas em soluções baseadas em biotecnologia, na transição energética e na economia circular. “Com nossas tecnologias, estamos moldando um futuro mais sustentável. As três novas áreas de crescimento da inovação abordam as tendências de sustentabilidade mais relevantes para nossos negócios,” disse Ralph Marquardt (foto à direita), diretor de inovação da Evonik. A área de crescimento da inovação Accelerate Energy Transition reúne contribuições para a transição energética. Isso inclui, por exemplo, soluções para capturar o dióxido de carbono dos gases de exaustão dos processos ou diretamente do ar. Além disso, em Schörfling (Áustria), a Evonik produz membranas que podem ser usadas para purificar o biometano e outros gases. Essa instalação foi inicialmente ampliada em 2023 e uma nova ampliação já está em construção. A empresa também está pesquisando outras soluções de membrana, por exemplo, para a produção de hidrogênio.
A área Enable Circular Economy Innovation Growth combina todos os projetos de pesquisa da Evonik para uma economia circular moderna. O objetivo é ajudar a fechar os ciclos dos materiais. Dessa forma, a empresa está preparando o caminho para que seus clientes avancem em direção à circularidade. Isso pode ser alcançado, por exemplo, por meio da reciclagem avançada de catalisadores e de soluções para melhorar a reciclagem de poliuretano ou borracha. “A pesquisa e o desenvolvimento já contribuem significativamente para o nosso crescimento”, diz Marquardt. “Essa tendência continuará com essas novas áreas de crescimento”. As novas áreas de crescimento da inovação, portanto, estão se baseando no sucesso anterior dos campos de crescimento da inovação da Evonik, que foram definidos em 2015. O objetivo era alcançar vendas adicionais de um bilhão de euros em 10 anos com soluções sustentáveis para saúde, cosméticos e manufatura aditiva, por exemplo. Em 2023, esse valor já estava acima de 650 milhões de euros. “Considerando a turbulência dos últimos anos, esse é um bom desempenho, que podemos ampliar no futuro. Uma pandemia global, uma invasão na Europa – esses foram eventos que ninguém previu há nove anos. O fato de termos chegado tão perto de nossa meta, apesar desses desafios sem precedentes, mostra que nos concentramos nos tópicos certos”, afirmou Schwager.
Deixe seu comentário