A FORESEA VAI APRESENTAR UMA SÉRIE DE INOVAÇÕES NA EDIÇÃO NO SIMPÓSIO DA SPE BRAZIL QUE COMEÇA AMANHÃ NO RIO
A Foresea, empresa do setor de perfuração offshore, está desenvolvendo uma série de inovações tecnológicas que conjugam redução de emissões e aumento de eficiência energética em suas operações. Parte desses projetos serão apresentados no SPE Brazil Sustainability Symposium, que será realizado amanhã (15) e depois (16), no Hotel Guanabara, no centro do Rio de Janeiro. O pacote de inovações da Foresea será apresentado durante a palestra Energy Efficiency, pelo coordenador de Inovação da empresa, Adriano Calixto. Ele revela que algumas das soluções em desenvolvimento — que envolvem otimizações na operação de equipamentos e sistemas como motores a diesel, propulsores e outros consumidores elétricos — já são capazes de gerar resultados significativos, como potencial redução no consumo e emissões em aproximadamente 10%. Os resultados de testes pilotos em uma sonda da frota já comprovou economia de mais de 1000m³ de diesel e mais de 3000ton de CO2eq durante o ano de 2024.
Além de inovações que já estão sendo colocadas em prática e têm alcançado resultados positivos, também serão apresentados pela Foresea alguns projetos inovadores, ainda em desenvolvimento pela empresa, com grande potencial para a indústria. Alguns exemplos são a redução de emissões em gases refrigerantes e a gerar planos prescritivos de operação com base em dados futuros. Calixto diz que “Temos uma série de soluções sendo desenvolvidas internamente pelo nosso departamento de inovação, algumas já com resultados surpreendentes e outras com grande potencial de resultados significativos para ampliar a eficiência da indústria e a sustentabilidade do setor. E é isso que apresentaremos ao mercado, no evento.“
O SPE Brazil Sustainability está em sua segunda edição. A primeira foi realizada em outubro de 2023, também no Rio de Janeiro. O evento é promovido pela SPE Brasil, seção da Society of Petroleum Engineers (SPE), associação mundial de profissionais do setor de Exploração & Produção de O&G. Para a abertura desta edição está programada apresentação do Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobrás, Mauricio Tolmasquim. A programação conta com outros executivos da Petrobrás e de empresas como Equinor, Shell, Repsol/Sinopec e instituições como ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), EPE (Empresa de Pesquisas Energéticas), CCS Brasil.
Deixe seu comentário