A FUP FAZ GRAVE DENÚNCIA SOBRE CURSOS NA PETROBRÁS QUE TRANSFEREM O CONHECIMENTO GEOLÓGICO PARA EMPRESAS CONCORRENTES
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) enviou denúncia ao presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, relativa à transferência de conhecimento estratégico da estatal na área da geologia em favor de empresas concorrentes. As informações foram repassadas para a federação por funcionários do setor, que alertaram sobre as orientações gerenciais e sobre oferta de treinamento especializado, que configurariam a prática ilícita. Um documento emitido pela gerência do setor (EXP/TAGG/AGQ/OGEO-OR, antigo EXP/TAGG/AGQ/OGEO2), a pretexto de oferecer curso de treinamento a trabalhadores da Petrobrás, ministrado por especialistas da própria gerência, tem, na realidade, segundo a FUP, “o objetivo de transferir informações para capacitar profissionais de empresas que prestam serviços para as petroleiras concorrentes”. São turmas com profissionais das empresas Halliburton, Schlumberger e Baker Hughes.
A FUP, que recebeu essas denúncias, diz que segundo relatos de empregados da Petrobrás, não se trata de treinamento para atividades já realizadas por profissionais terceirizados. São aulas no laboratório da Petrobrás. A proposta visa capacitar profissionais de empresas que prestam serviços para todas as outras petroleiras concorrentes, para que substituam a presença de geólogos da Petrobrás nas plataformas. O treinamento proposto está sendo ministrado por profissionais da própria gerência de geologia:
Segundo a FUP, o curso significa capacitar profissionais de empresas que prestam serviços para todas as outras petroleiras concorrentes, para que estes substituam a presença de geólogos da Petrobrás nas plataformas, o que envolve informações estratégicas sobre aperfeiçoamento em descrição de amostras de calha, interpretação de perfis e estratégias para caracterização de reservatório e parada de poços após perfuração da seção evaporítica.
Para Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP, “a situação é grave; estamos falando de geólogos terceirizados atuando em momento crítico do projeto de perfuração de poços e em circunstâncias que impactam diretamente na qualidade de aquisição de dados e na segurança da operação, podendo até mesmo resultar em perda do poço, o que configura prejuízo incalculável”.
Vocês tem é raiva e falta de consideração pelo próximo que não ensinarem os outros a trabalharem por motivos fúteis como tal; há pq vocês vão tomar minha vaga, há porque sua empresa não ensinam. Sabe pq ? São plataforma velhas com tecnologia absoleta
Sem professores para ensinar, só vocês mesmo que podem fazer isso pq trabalham com ela. Por esses motivos ditados , que aconteceu incêndio em umas plataformas que foram vendidas pela BR.
Vai aprender a escrever Zé Mané, não sabe o que tá falando
Fácil de resolver, não tem capacidade de operar as plataformas “velhas”, não as comprem… Existe leilão de campos de petróleo, é só suas empresas gastarem dinheiro comprando e construindo suas próprias plataformas do zero. Aí não precisam comprar barato e depois reclamar que está velha.
Desculpe-me, parceiro, comentário raso! Comentário de alguém que nunca trabalhou na companhia. Não sabe o que é segurança da informação e o que ela representa estrategicamente para uma empresa do porte da Petrobras. Chama de tecnologia obsoleta, a tecnologia de uma das maiores exploradoras de petróleo em águas profundas. Deveria se orgulhar do legado de brasileiros que se empenharam por décadas pra trazê-la para esse patamar.
Aham! Vide as replicantes, velhas a ponto de nenhuma Cia no mundo ter tecnologia igual. Não sabe o que falar fica quieto meu amigo, viva a BR, via ao Cenpes!
Ou você é um robô ou é um fanfarrão estupido! E olha que eu nem sou da Petrobras!
Bruno, se você tivesse capacidade para fazer a melhor pizza da sua cidade e tivesse 10 vezes mais clientes que seus concorrentes, você compartilharia a receita com eles?
A Petrobrás é a empresa de maior expertise em perfuração de poços em plataformas marinhas. Obviamente, seu conhecimento faz parte de seu patrimônio tecnológico e não deve ser compartilhado com empresas privadas; muito menos, concorrentes. É questão estratégica de soberania nacional.
Poxa passa o contato aí do cursinho,kkkkkk…
Faz o L cambada.
Se ele entrou de novo no comando então neste país pode tudo, só vcs não querem ver…
Sem as empresas prestadoras de serviço acima citadas, a Petrobras não teria nenhuma informação geológica sobre poço algum, aliás, nenhuma operadora de óleo & gás teria! Essa denúncia é proveniente de alguém que nunca embarcou na vida.