faixa - nao remover

A GE VERNOVA ESTÁ COMEMORANDO DOIS MILHÕES DE HORAS ACUMULADAS DE SUA FROTA DE TURBINAS A GÁS AO REDOR DO MUNDO

amirA Gas Power, unidade de negócio da GE Vernova, celebra a marca de dois milhões de horas acumuladas em operação comercial de sua frota de turbinas a gás da Classe H composta por 88 unidades em atividade ao redor do mundo. A empresa diz que a frota é uma das mais “ágeis e flexíveis do mercado, permitindo aos gestores de sistemas de transmissão e distribuição despachar eletricidade rapidamente como carga de base, além de complementar as fontes renováveis intermitentes.” Desde a primeira operação comercial da turbina a gás HA, carro-chefe da empresa, em 2016, a frota HA agora possui uma capacidade instalada de 47 GW, equivalente à eletricidade necessária para abastecer 35 milhões de residências. Amit Kulkarni, Diretor de Gerenciamento de Produtos Gas Power, unidade de negócio da GE Vernova, disse que  “Como uma empresa cujos equipamentos ajudam a gerar aproximadamente 30% da eletricidade mundial, o que inclui a maior frota de turbinas a gás do mundo, levamos a sério o nosso papel como líderes no avanço da descarbonização da indústria, ajudando a resolver o trilema de fornecer energia de uma forma mais sustentável, confiável e acessível.

“Estamos entusiasmados por alcançar este recente marco para a nossa comprovada frota HA, que está ajudando os operadores de usinasturbina termelétricas a reduzir emissões, aumentar a eficiência, descontinuar instalações movidas a carvão e integrar mais energia renovável em todo o mundo. Com mais de 80 unidades em operação comercial, nossa frota HA é a que mais cresce no segmento de turbinas a gás Classe H globalmente. Estamos comemorando esta conquista com todos os nossos clientes de plantas de HA em todo o mundo.”

Em 2021, a empresa comemorou o primeiro milhão de horas em operação alcançado pela frota e a primeira operação comercial da turbina a gás 9HA.02 da GE Vernova – um dos maiores e mais eficientes modelos de 50 Hertz (Hz) do mundo – na Usina Termelétrica Sultan Ibrahim (Track4A) de 1,4 GW da Southern Power Generation, no sul da Malásia. “Estamos entusiasmados por alcançar este recente marco para a nossa comprovada frota HA, que está ajudando os operadores de usinas termelétricas a reduzir emissões, aumentar a eficiência, descontinuar instalações movidas a carvão e integrar mais energia renovável em todo o mundo. Com fabrica turbinamais de 80 unidades em operação comercial, nossa frota HA é a que mais cresce no segmento de turbinas a gás Classe H globalmente. Estamos comemorando esta conquista com todos os nossos clientes de plantas de HA em todo o mundo,” disse Amit Kulkarni.

Muitas usinas de ciclo combinado com a tecnologia HA desempenham um papel crucial em facilitar a transição do carvão para o gás e fornecem a energia necessária para equilibrar a natureza variável das energias renováveis, ajudando a garantir a confiabilidade do sistema energético e a estabilidade da rede. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Indeck Niles, uma usina de ciclo combinado alimentada a gás natural no Michigan, utiliza duas turbinas 7HA.02 que podem aumentar ou diminuir a potência rapidamente. Ao fazê-lo, podem apoiar o crescimento das energias renováveis, que dependem de outras fontes para intervir quando a energia eólica ou solar não estiver disponível.

A GE Vernova continua a avançar nas tecnologias de energia a gás em direção à geração de energia com zero carbono. Parte desta evolução inclui soluções de pré-combustão com hidrogênio e soluções de pós-combustão com captura e sequestro de carbono. São turbinas de pré-combustão  a gás Classe H, com capacidade de queimar até 50% em volume de hidrogênio quando misturado com gás natural; As de pós-combustão, são usadas em usinas de ciclo combinado Classe HA, que podem ser configuradas com um sistema de captura de carbono para reduzir as emissões de CO2 em até 90%. “Este último marco é apenas o começo para nossa frota HA”, disse Kulkarni. “Continuaremos a trabalhar com nossos clientes e parceiros para introduzir tecnologias inovadoras para um futuro com menos emissões de carbono, incluindo capacidades aprimoradas de queima de hidrogênio e sistemas de captura, armazenamento e sequestro de carbono.”

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of