A GIGANTE MAERSK CONTRATA MAIS 20 NAVIOS DE CONTÊINERES COM MOTORES PARA BIOCOMBUSTÍVEIS
A Maersk deu um passo gigantesco dentro de seu projeto de ser um companhia sustentável. Ela assinou acordos com três estaleiros para a encomenda de um total de 20 navios porta-contêineres equipados com motores bicombustíveis. Combinadas, as embarcações terão capacidade de 300 mil TEUs. Com essas encomendas, a Maersk conclui os pedidos de construção de novas embarcações anunciados na previsão de atualização fez em agosto, dentro do seu plano de renovação da frota. Anda Cristescu, que é Chefe de Afretamento e novas construções na Maersk, manifestou a sua alegria ao dizer que “Estamos satisfeitos por termos assinado acordos para 20 navios e assim concluir a aquisição de capacidade de 300 mil TEUs anunciada em agosto. Estas encomendas fazem parte do nosso programa contínuo de renovação da frota e estão em linha com o nosso compromisso com a descarbonização, uma vez que todas as embarcações terão motores bicombustíveis com a intenção de operá-las com combustível de baixas emissões.”
Todos os 20 navios serão equipados com sistemas de propulsão duplo combustível a gás liquefeito e variam em tamanho de 9.000 a 17.000 TEUs. “Devido aos seus diferentes tamanhos, os navios serão capazes de preencher muitas funções dentro da nossa rede futura e nos dar muita flexibilidade de implantação quando estiverem prontos para entrar na nossa frota. Uma vez implementados, substituirão a capacidade existente na nossa frota”, explica Anda Cristescu. As primeiras embarcações serão entregues em 2028, e a última entrega ocorrerá em 2030.
A atualização da rota incluiu ainda o anúncio da intenção de fretar uma série de navios bicombustíveis de metanol e gás liquefeito, totalizando 500.000 TEUs de capacidade. A Maersk finalizou agora esses contratos de fretamento com vários fornecedores de tonelagem. Quando implementados gradualmente, os navios fretados substituirão a capacidade existente. Veja este pequeno resumo das decisões da companhia:
- 20 navios bicombustíveis encomendados com capacidade total de 300.000 TEUs
- 2 navios de 9.000 TEUs encomendados na Yangzijiang Shipbuilding, China
- 12 navios de 15.000 TEUs (6 em Hanwha Ocean, Coreia do Sul e 6 em New Times Shipbuilding, China)
- 6x 17.000 TEUs em navios na Yangzijiang Shipbuilding, China
- As embarcações serão equipadas com sistemas de propulsão duplo combustível a gás liquefeito
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