Usina Paralises
A empresa norte-americana Entergy concordou em vender as usinas nucleares Pilgrim e Palisades para a Holtec International após seus fechamentos em 2019 e 2022, respectivamente. O anúncio ocorreu apenas um dia depois que a Exelon anunciou que venderia sua usina de Oyster Creek também para a Holtec para ser descomissionada por uma uma joint venture entre a Holtec e a SNC-Lavalin. Pelo acordo, a Holtec irá adquirir as subsidiárias Entergy que possuem a fábrica Pilgrim em Massachusetts e a fábrica Palisades em Michigan – Entergy Nuclear Generation Company e Entergy Nuclear Palisades respectivamente. O valor das transações não foi divulgado.
As vendas incluem ainda a transferência das licenças, o combustível usado e os fundos de desmantelamento das usinas, bem como o local da usina nuclear desativada de Big Rock Point, em Michigan, onde somente a instalação independente de armazenamento de combustível usado permanece. As transações estão sujeitas a condições para o fechamento final, incluindo aprovações da Comissão Reguladora Nuclear dos EUA (NRC) das transferências de licença. A Holtec e a Entergy esperam uma solicitação de transferência de licença com a NRC até o final deste ano para a Pilgrim, com conclusão da transação até o final de 2019. A solicitação de transferência de licença da Palisades ocorrerá mais perto da sua parada planejada no início do ano 2022, com essa transação prevista para fechar até o final desse ano.
A Holtec espera iniciar o descomissionamento da fábrica da Pilgrim em 2020, com todos os principais trabalhos previstos para levar cerca de oito anos para serem concluídos. Um cronograma para a usina de Palisades será desenvolvido mais perto de seu desligamento. Para ambas as usinas Pilgrim e Palisades, a Holtec espera remover todo o combustível usado de seus reservatórios de armazenamento e armazená-lo em barris secos três anos após os fechamentos. A Pilgrim, um reator de água fervente de 680 MWe, que entrou em serviço em 1972 e está licenciada para operar até 2032. A Entergy anunciou em 2016 que a Pilgrim seria reabastecida pela última vez em 2017 e encerraria as operações em 31 de maio de 2019. A Palisades tem um reator de água pressurizada de 798 MWe, que fecharia em 2018. No entanto, em setembro passado a empresa disse que a usina continuará operando até que um contrato existente de compra de energia com a Consumers Energy expire 2022.
Deixe seu comentário