A HOLTEC E A GE HITACHI SE JUNTAM PARA DESENVOLVER O PEQUENO REATOR NUCLEAR SMR-160
A Holtec International e a GE Hitachi Nuclear Energy (GEH) estão associadas para o desenvolvimento e comercialização do pequeno reator modular SMR-160 da Holtec (SMR). A cooperação entre as duas empresas incluirá, inicialmente, mecanismos de desenvolvimento de combustível nuclear e mecanismos de controle de barras. De acordo com um memorando de entendimento, a GEH, Global Nuclear Fuel (GNF), Holtec e SMR Inventec estão empenhadas nesse desenvolvimento. A GNF, uma empresa liderada pela GE com a Hitachi e a Toshiba, e é conhecida principalmente por ser fornecedora de combustível de reator de água fervente. A SMR LLC é uma subsidiária integral da Holtec criada em 2011 para gerenciar o desenvolvimento do SMR-160. A cooperação entre as quatro empresas incluirá o desenvolvimento de combustível nuclear suportado pelo GNF e os mecanismos de transmissão de haste de controle projetados pela GEH mas poderão se estender a outras áreas.
O reator modular de 160 MWe da Holtec usa combustível de urânio de baixo teor de enriquecimento. O núcleo do reator foi construído em fábrica e todos os componentes do sistema de fornecimento de vapor nuclear incorpora uma grande variedade de recursos, incluindo um sistema de resfriamento passivo que poderia funcionar indefinidamente após o desligamento. Não são necessários componentes ativos, como bombas, para executar o reator, que não precisa de nenhuma força para desligar e dissipar o calor. O SMR-160 está planejado para operação até 2026.
O projeto foi selecionado pelo Departamento de Energia dos EUA em 2012 como um dos três projetos SMR a serem demonstrados potencialmente em seu site Savannah River, na Carolina do Sul. A Comissão Reguladora Nuclear dos EUA (NCR) está realizando atividades de pré-aplicação no projeto do reator. O Presidente e CEO da Holtec, Kris Singh(foto), disse: “Esta colaboração assegurará a cadeia de suprimentos SMR-160, para entregar e fabricar tecnologias e componentes críticos SMR-160, inclusive em nossa nova Divisão de fabricação avançada em Camden, Nova Jersey.” Já o CEO da GNF, Amir Vexler, acredita que “Nós acreditamos que nossa experiência com o combustível de reator de água fervente se prende muito bem às características de design do SMR-160”. As duas empresas disseram que o projeto “produziria um conjunto de plataformas de teste configurável de forma exclusiva” para demonstrar o desempenho do sistema de segurança passivo, acelerar o SMR-160 e outros projetos de SMR para comercializar e ajudar a licenciá-los com a NRC e reguladores internacionais.
Deixe seu comentário