A HOLTEC FAZ UM ACORDO PARA FORNECER REATORES MODULARES PARA A UCRÂNIA
Um memorando de entendimento assinado pela Holtec International e a Energoatom prevê que a Ucrânia adote a tecnologia de reator modular pequeno (SMR) da Holtec, tornando-se um polo de fabricação para os componentes do reator SMR-160. Separadamente, a Comissão de Regulamentação Nuclear dos EUA (NRC) iniciou uma revisão técnica de um pedido da Holtec para uma instalação consolidada de armazenamento provisório de combustível usado proposto para o sudeste do Novo México. A subsidiária SMR da Holtec está trabalhando para comercializar o SMR de 160 MWe, que usa combustível de urânio de baixo teor de enriquecimento. O núcleo do reator é considerado seguro e todos os componentes do sistema de fornecimento de vapor nuclear estarão localizados no subsolo. O design tem a flexibilidade para ser usado em locais remotos, ou em áreas com abastecimento de água limitada ou em terra, de acordo com a empresa.
O memorando foi assinado em Camden, Nova Jersey, inclui o licenciamento e construção de reatores SMR-160 na Ucrânia, bem como a localização parcial de componentes SMR-160. A planta de fabricação avançada da Holtec em Camden, será uma das quatro fábricas que a Holtec planeja construir em sites distribuídos em todo o mundo até meados de 2020. A NRC disse que implementou formalmente um aplicativo da Holtec para construir e operar uma instalação de armazenamento provisória consolidada para o combustível usado de reatores comerciais de energia nuclear em Lea County, no Novo México.
A Holtec também disse que está em negociações com principais fornecedores ucranianos de máquinas especializadas, como os turbo-geradores, para integrar seus produtos no SMR-160, que também foi selecionado pelo Departamento de Energia dos EUA como um dos três projetos a serem demonstrados potencialmente em seu site Savannah River, na Carolina do Sul. O NRC está realizando atividades de pré-aplicação no projeto do reator. A Holtec International e a GE Hitachi Nuclear Energy anunciaram, em fevereiro, uma colaboração para acelerar a comercialização do SMR-160. A Holtec também solicitou uma revisão de projeto de fornecedor pré-licenciamento para a SMR-160 pela Comissão Canadense de Segurança Nuclear e assinou um acordo de equipe com o SNC-Lavalin do Canadá para colaborar no desenvolvimento do reator.
Deixe seu comentário