A HYNDAY ENTRA NO SETOR DE CAMINHÕES MOVIDOS A HIDROGÊNIO E COMEÇA A OCUPAR O MERCADO NA SUÍÇA

WSWSA busca pelo hidrogênio para mover frotas não terá apenas o setor ferroviário como meta. O transporte de cargas rodoviárias também está nesta lista. Dando mais um passo rumo à eliminação do uso de combustíveis fósseis na Europa, a Hyundai entregou a empresas suíças os primeiros de um lote de 50 caminhões pesados movidos a hidrogênio. Para viagens mais longas, esses veículos têm uma vantagem em relação aos elétricos – uma autonomia maior. Mas tem uma desvantagem: por enquanto são mais caros, especialmente por questões ligadas à escala de produção. Comparando-os com os caminhões diesel, os custos iniciais dos movidos a hidrogênio são maiores, porém, um estudo da consultoria McKinsey concluiu que, levando-se em conta todos os fatores envolvidos, ao redor do ano de 2030 os custos de ambos serão equivalentes.

A Hyundai trabalha com parceiros suíços objetivando implantar uma cadeia de postos de abastecimento e manutenção dos veículos movidos a hidrogênio, que será produzido a partir da energia gerada por hidrelétricas. Os caminhões serão adquiridos por meio de leasing e há planos para que 1.600 desses veículos estejam rodando na Suíça até 2025. Uma das empresas que vai utilizá-los é a Migros, a maior cadeia local de supermercados, à qual estão ligados postos de combustíveis, bancos, centros comerciais, lojas de roupas, eletrônicos. Esses caminhões, que levam a marca H2 Xcient, foram desenvolvidos pela Hyundai em parceria com empresas suíças. A montadora sul coreana espera produzir 2.000 unidades a partir de 2021, de forma a atender à demanda de veículos movidos a energia limpa.

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