Naturgy
faixa - nao remover

A INTERMEDIAÇÃO DE PAZ ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA POR DONALD TRUMP PASSARÁ PELA ACEITAÇÃO DA VOLTA DO NORD STREAM 2

LAVROVORLANDO – Por Fabiana Rocha – O gasoduto Nord Stream 2 volta à cena depois de ter sido danificado por explosões por forças militares ainda desconhecidas numa manobra de sabotagem. Agora, com a negociação capitaneada pelos Estados Unidos para o fim da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, o gasoduto passou a ser uma pedra importante nesse tabuleiro do xadrez bélico. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que retomar o fornecimento de energia russa para a Europa é do interesse de Moscou e disse que isso foi informado à Washington. “Agora, é claro, há desacordos. Mas o interesse em restaurar o fornecimento normal de energia para a Europa não é interesse apenas dos Estados Unidos e da Rússia. Há conversas sobre o Nord Stream. Provavelmente será interessante se os americanos usarem sua influência na Europa e a forçarem a não desistir do gás russo“, afirmou.

nordOs gasodutos Nord Stream, que conectam a Rússia à Alemanha sob o Mar Báltico, eram rotas-chave para as exportações de gás russo para a Europa. O Nord Stream 1 começou a operar em 2011, enquanto o Nord Stream 2 foi concluído, mas nunca se tornou operacional. Em setembro de 2022, três dos quatro gasodutos foram severamente danificados em um ataque de sabotagem. O incidente efetivamente encerrou os fluxos de gás russo  para a Europa através da rota, forçando as nações da UE a diversificar o fornecimento de energia. Lavrov acusou os líderes europeus de bloquearem os esforços para restaurar o Nord Stream, visando o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius.Todos eles dizem que nunca permitirão que o Nord Stream seja restaurado. Essas são pessoas doentes ou suicidas.”.

ursuIsso ocorre no momento em que Matthias Warnig,  um ex-oficial de inteligência da Alemanha Oriental e aliado de longa data do presidente russo Vladimir Putin, está supostamente fazendo lobby com autoridades dos EUA para apoiar uma possível reinicialização do Nord Stream 2. Warnig, que liderou a empresa controladora do gasoduto em nome da gigante do gás Gazprom, controlada pelo Kremlin, até 2023, está tentando estabelecer contato com a equipe do Presidente Donald Trump, através de conhecidos empresários americanos. Qualquer acordo para reativar o Nord Stream 2 exigiria que Washington suspendesse as sanções contra a Rússia e que a Alemanha aprovasse a retomada das importações de gás russo. O governo Trump está intermediando um acordo de paz na Ucrânia enquanto restabelecia os laços com a Rússia,  visando a cooperação no setor energético e no Ártico.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of