A IPIRANGA QUER AUMENTAR PARTICIPAÇÃO NO FORNECIMENTO DE COMBUSTÍVEL MARÍTIMO AMPLIANDO OPERAÇÕES EM ÁGUAS DO RIO DE JANEIRO
A Ipiranga iniciou nas últimas semanas uma operação inédita de combustíveis em seu portfólio, com foco na expansão dos negócios B2B: a comercialização de óleo diesel marítimo (MGO) diretamente para embarcações na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. A nova frente de negócio está alinhada a dois pilares da estratégia de retomada do crescimento da empresa: investimento em logística & distribuição e em supply & trading. A Ipiranga, que já detém cerca de 12% do mercado de combustíveis marítimos no Brasil, quer alavancar essa participação atendendo a clientes com abastecimento de embarcações em águas. A partir de agora, a Ipiranga Empresas, frente de negócios B2B do grupo, é capaz de fazer diretamente a operação de abastecimento de MGO em embarcações em águas. Para a Ipiranga, trata-se de um mercado com potencial de crescimento no qual a empresa pretende colocar em prática toda a expertise adquirida em mais de 85 anos de distribuição de combustíveis no país.
Para José Vianna, vice-presidente de Ipiranga Empresas, o início da operação é uma grande conquista para a Ipiranga: “Este projeto mostra a nossa solidez em oferecer um amplo portfólio de produtos e, agora, de abastecimento marítimo. A empresa segue cumprindo seu papel de estar atenta às oportunidades de mercado para incrementar seu negócio, priorizando a segurança da operação, com foco em seus funcionários, comunidades próximas e meio ambiente.“
A operação, que envolve cinco etapas de distribuição, por duto, transporte rodoviário e, finalmente marítimo, segue um rigoroso protocolo de segurança de acordo com as diretrizes de saúde e segurança operacional da Ipiranga, zelando pelos funcionários, fornecedores, clientes e comunidade envolvidos no processo. No Rio de Janeiro, a operação será realizada por meio de um rebocador e da barcaça CD Santos, com capacidade para 1.500m3, partindo do Estaleiro São Miguel, em São Gonçalo (RJ): “Concluímos um projeto inovador que é um marco na história de sucesso da Ipiranga, envolvendo mais de 100 colaboradores em todas as áreas da empresa para levar combustível aos negócios em movimento”, afirma Rodolpho Athayde(foto a esquerda), Diretor Ipiranga Empresas.
No início do ano, a Ipiranga já havia iniciado a expansão da frente de negócios B2B, com a comercialização de bunker no Rio Grande do Sul, fornecendo óleo combustível marítimo para motores de navios de grande porte. Com a expectativa de atender, em sua maioria, o mercado de exportação de grãos que escoam pelo Porto de Rio Grande, a iniciativa se beneficia com o aspecto logístico, já que a operação conta com suprimento da Refinaria de Petróleo Riograndense. Alguns dos objetivos com essa nova frente de negócio são diversificar o portfólio de operações da Ipiranga, atendendo à demanda do mercado internacional, e ampliar a participação no mercado local de Rio Grande, que hoje conta com três players atuando neste porto.
A Ipiranga oferece dois tipos de bunker: o óleo combustível com baixo teor de enxofre VLSFO (Very Low Sulphur Fuel Oil), e o óleo diesel marítimo com baixo teor de enxofre LSMGO (Low-Sulphur Marine Gasoil), enquadrados dentro das especificações ISO 8217: 2010, cumprindo as normas da IMO 2020 e servindo para o abastecimento de todos os tipos de navios. Hoje, a operação é realizada com um navio-tanque com capacidade para transportar 3.500 mtons de VLSFO e 800 m3 de LSMGO. As operações são realizadas por ‘barge-to-ship’ e diretamente no píer, obedecendo rigorosamente todas as normas de segurança. Francisco Ganzer(foto a esquerda), vice-presidente de Supply e Trading da Ipiranga.diz que “O modal fluvial possui desafios logísticos distintos, mas a Ipiranga segue firme com seu compromisso de levar seus produtos onde o cliente estiver. A comercialização de bunker abre novas possibilidades para a empresa e acreditamos que este é um mercado no qual temos plenas condições de ser um player relevante.”
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