A LÍDER AVIAÇÃO É A PRIMEIRA A USAR COMBUSTÍVEL SAF PARA LEVAR PROFISSIONAIS A UMA PLATAFORMA DE PETRÓLEO
A Líder realizou o primeiro voo da aviação geral no país utilizando SAF (Sustainable Aviation Fuel). As operações foram feitas no Rio de Janeiro por um helicóptero a serviços para a Equinor, transportando profissionais até plataformas em alto-mar. O SAF é um combustível sustentável que tem as emissões de carbono reduzidas ao longo de seu ciclo de vida. As emissões são em torno de 80% menores em comparação com o querosene de aviação tradicional. A aeronave, modelo S92, foi abastecida pela Vibra, por enquanto a única fornecedora desse combustível no Brasil, por meio da BR Aviation. O voo teve como ponto de partida o Aeroporto de Jacarepaguá e foi abastecido com um blend composto por 10% de SAF e 90% de JET A fóssil, conforme autorizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e certificado pelo laboratório de Ensaios de Combustível da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o que reforça a segurança e a rastreabilidade do processo.
No voo realizado, considerando o blend e o potencial de redução de emissões do SAF, foram emitidos cerca 9% menos CO2. Diego Reis, diretor geral de Operações de Helicópteros da Líder Aviação, disse que “Esse voo representa um marco na trajetória da aviação geral no país. Estamos dando um passo concreto na direção de uma operação mais sustentável e comprometida com as futuras gerações. Essa também é uma prática já bem estabelecida entre nossos clientes do setor de energia, que valorizam soluções de menor impacto ambiental, um valor que também é nosso na Líder. “
O biocombustível utilizado foi produzido a partir de óleo de cozinha usado chamado UCO (Used Cooking Oil). O reaproveitamento de resíduos como matéria-prima para produção de biocombustíveis transforma um passivo ambiental em uma solução de alto impacto positivo na descarbonização. O SAF é um combustível tecnicamente chamado de drop-in, e o blend pode ser utilizado nos motores atuais sem a necessidade de adaptação, permitindo a transição gradual para um modelo de aviação mais limpo e eficiente. O combustível fica armazenado no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), que possui a certificação ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) para este tipo de armazenagem.
Mais do que um feito inédito, o voo simboliza uma mudança concreta de mentalidade dentro do setor da aviação do Brasil. Com essa iniciativa, a Líder Aviação se torna a primeira empresa de aviação executiva a adquirir SAF da Vibra e se antecipa a uma exigência que só entrará em vigor a partir de 2027: a obrigatoriedade do uso de combustível sustentável em proporção mínima nas operações aéreas. Com 66 anos de história, a empresa coleciona marcos pioneiros, e este é mais um exemplo de seu compromisso com a inovação.
Juliano Prado, vice-presidente executivo de Comercial B2B da Vibra, disse que “A Vibra, líder de mercado no segmento de aviação, não poderia deixar de ser a empresa pioneira na comercialização de SAF no Brasil. Fomos também os primeiros na atuação com Book & Claim deste combustível sustentável. Como protagonistas na transição energética, contribuímos também desta forma para a descarbonização deste segmento extremamente importante para a economia do país.”
Para a Líder Aviação, o SAF é uma das ferramentas mais promissoras no caminho da descarbonização e seu uso está inserido em um plano mais amplo de sustentabilidade da companhia, que inclui também programas de eficiência no consumo de combustível, padronização de rotas, uso de energia limpa e participação ativa em fóruns e debates regulatórios sobre o futuro da aviação. Jorge França, diretor de QSMSI da Líder Aviação, explicou que “Estamos comprometidos em liderar essa transição energética na aviação. O uso do SAF é uma iniciativa concreta que alia inovação à responsabilidade ambiental, além de manter os elevados padrões de segurança operacional da empresa.”
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