A LÍDER AVIAÇÃO TRAZ PARA O BRASIL DOIS NOVOS AVIÕES ELÉTRICOS DEPOIS DA PARCERIA COM A BETA TECHNOLOGIES
A Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, anunciou sua entrada oficial no segmento de aeronaves elétricas com a assinatura de uma parceria estratégica com a norte-americana Beta Technologies, referência global no desenvolvimento de aeronaves sustentáveis. O acordo posiciona a Líder como representante de vendas exclusiva da Beta no Brasil, além de centro de serviços autorizado para os modelos da fabricante. A parceria também confirma a aquisição de três aeronaves e uma encomenda de mais 50 opções de compra para sua frota própria. A empresa revelou os detalhes do acordo que deve inaugurar uma nova era na aviação executiva nacional, com foco em soluções de transporte mais limpas, silenciosas e acessíveis. De acordo com Júnia Hermont, CEO da Líder Aviação, “Depois de anos
estudando o mercado de aeronaves elétricas, optamos por uma parceria com a Beta pela robustez da tecnologia, pela maturidade do projeto e pelo alinhamento com nossa visão de futuro. É um marco para a aviação no Brasil.”
A Líder irá comercializar dois modelos da Beta:
- CX300 (eCTOL): aeronave totalmente elétrica de decolagem e pouso convencionais
• ALIA 250 (eVTOL): aeronave elétrica de decolagem e pouso verticais - Os modelos estão em fase final de desenvolvimento e certificação junto à FAA, e com a ANAC acompanhando o processo no Brasil. A entrega das primeiras unidades está prevista após a homologação internacional. Entre os diferenciais do ALIA 250 está o design com quatro rotores verticais independentes e uma hélice horizontal evitando o sistema tilt-rotor, considerado mais complexo e menos eficiente. A aeronave também oferece zero emissão de carbono, por ser 100% elétrico, sistema de carregamento rápido e portátil compatível com a infraestrutura elétrica já existente em aeroportos brasileiros e cockpit com dois assentos, facilitando treinamentos e operação inicial com pilotos.
A operação inicial está em fase de estudo, mas contempla diversas aplicações possíveis: voos shuttle entre aeroportos, rotas urbanas e regionais, transporte aeromédico, entrega de cargas e voos corporativos sob demanda. “O eVTOL é complementar à frota de helicópteros e aviões convencionais. Ele abre novas rotas, com menor custo operacional e menor impacto ambiental, especialmente em áreas urbanas”, explica Anderson Markiewicz, diretor de Vendas da Líder Aviação. A parceria também prevê treinamento de pilotos e equipes técnicas, inicialmente fora do país, com transferência posterior para o Brasil.
A empresa diz que a entrada da Líder no segmento reforça seu compromisso com inovação e sustentabilidade, pilares estratégicos da companhia nos últimos anos. “A aviação elétrica veio para ficar. Acreditamos que esse movimento vai transformar o acesso à mobilidade aérea e tornar o setor mais eficiente, seguro e ambientalmente responsável“, completa Júnia. O anúncio terá destaque durante a LABACE 2025, quando a Líder apresentará aos visitantes detalhes técnicos dos modelos e as próximas etapas da operação no Brasil. Fundada há 66 anos, conta com mais de 1,3 mil colaboradores e uma frota de mais de 50 aeronaves, atuando em cinco unidades de negócio: fretamento e gerenciamento de aeronaves, serviços aeroportuários, vendas e aquisições de aeronaves, serviços de manutenção e operações de helicópteros para a indústria de óleo e gás. Com presença em 22 bases operacionais nos principais aeroportos brasileiros, conta com uma equipe bilíngue atuando em escala 24/7 e treinada constantemente para prestar todos os serviços com segurança, agilidade e qualidade.
Deixe seu comentário