A LIVOLTEK ANUNCIA NA INTERSOLAR UM INVESTIMENTO DE R$ 70 MILHÕES PARA CONSTRUIR UMA FÁBRICA EM MANAUS
A Livoltek aproveitou a realização da Intersolar South America 2023, que acontece em São Paulo até amanhã (31), para anunciar a construção da primeira fábrica nacional de inversores fotovoltaicos no Brasil. A empresa, que pertence ao Grupo Hexing, já é fabricante de inversores fotovoltaicos on-grid, off-grid e híbridos, com comunicação IoT e plataformas em nuvem para monitoramento. Com investimentos de R$ 70 milhões, a fábrica, prevista para ser inaugurada em Manaus (AM) ainda este ano, será o centro da produção de uma variedade de produtos da Livoltek, que incluirá inversores monofásicos e trifásicos, cobrindo até 25 kW. Esta gama abrangerá tanto os modelos tradicionais (380v) quanto os de baixa tensão (220v), oferecendo flexibilidade e eficiência em soluções de energia solar. Além disso, a fábrica produzirá uma variedade completa de string boxes, reforçando ainda mais a abrangência da oferta da Livoltek.
A planta terá uma área fabril de 18 mil metros quadrados e foi inicialmente projetada para produzir até 1,8 gigawatt (GW) em inversores fotovoltaicos ao ano, além de carregadores veiculares e string boxes, mas essa capacidade está sujeita a expansão. Conforme aumento de demanda pelas soluções da Livoltek, a capacidade produtiva pode ser escalada para até 4 GW, refletindo o compromisso contínuo da empresa em promover a adoção sustentável da energia solar. A empresa também divulgou novos acordos de distribuição, incluindo parceiros como Techlux, L8 Energy, Acqua Solar, Acroni, A Dias Solar, Eletroforça, Techsolar e Sol+.
Rui Cheng (foto à direita), CEO da Livoltek Power Brasil, declarou: “A Livoltek reconhece que a fabricação local tem o potencial de minimizar a pegada de carbono global e a oportunidade de aproveitar uma fábrica quase pronta para acelerar o início das operações. O transporte intercontinental de componentes é consideravelmente mais eficiente em termos de espaço em comparação ao transporte de produtos acabados. Além disso, a matriz energética brasileira apresenta um volume consideravelmente menor de emissões em comparação com as unidades chinesa e europeia.” O maquinário da fábrica já está a caminho e a previsão é que ele chegue ao Brasil em meados de setembro. Com base na instalação das linhas de produção e nos testes necessários, a Livoltek tem como meta disponibilizar os primeiros equipamentos a partir de dezembro de 2023. A inauguração oficial da fábrica também está programada para ocorrer no mesmo período, representando um marco significativo para a empresa e a indústria de energia solar no Brasil.
Deixe seu comentário