Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

A LOGÍSTICA PARA TRANSPORTES DE MEDICAMENTOS CRESCE JÁ COM UMA TENDÊNCIA PARA ESPECIALIZAÇÃO

O transporte de medicamentos no Brasil exige operações logísticas altamente especializadas, em conformidade com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), principalmente os usados pela medicina nuclear. Tanto para tratamentos, como para diagnósticos. O Relatório de Gestão de 2024 da Anvisa destaca que, para garantir a eficácia e segurança dos medicamentos, é fundamental o controle rigoroso de temperatura, rastreabilidade e condições adequadas de armazenagem e transporte. A instituição enfatiza que as normas para armazenagem, manuseio e controle de temperatura durante o transporte são essenciais para evitar perdas ou adulterações e garantir que medicamentos cheguem ao destino com qualidade e segurança. Segundo levantamento de 2023 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cerca de 67% dos farmacêuticos não receberam treinamento específico sobre o manejo de medicamentos termolábeis, e 21% relataram dificuldades em executar atividades de qualificação e validação desses processos, evidenciando a importância de transportadoras estruturadas e preparadas para operações farmacêuticas.

 O Mira Transportes, empresa de transporte e logística com 47 anos de atuação no mercado, desenvolveu uma expertise no transporte de medicamentos. Clientes dos segmentos farmacêutico, saúde, bem-estar e cosméticos representam, em média, entre 25% e 30% do faturamento da empresa. A transportadora atende ainda alimentos secos, todos com exigências legais e técnicas semelhantes às do setor farmacêutico, garantindo padrões rigorosos de qualidade e segurança.  Para controle de temperatura, a transportadora utiliza equipamentos isotérmicos e semi-isotérmicos, carros refrigerados e semi-refrigerados, além de sistemas de monitoramento e excursão de temperatura em todas as rotas. Jansen de Jesus, diretor geral do Mira Transportes, explica a importância de um acompanhamento detalhado do transporte farmacêutico. “Hoje conseguimos medir a temperatura exata das mercadorias por rota e quilômetro rodado. Nossa rastreabilidade é ponta a ponta, desde a coleta até a entrega final, com sistemas automatizados, QR codes e leitura ótica“,

O setor farmacêutico cresce de forma linear e constante, impulsionado pelas necessidades da população. Por isso,  Jansen aponta também a tendência de especialização no setor. O mercado global de logística farmacêutica está projetado para crescer significativamente nos próximos anos. De acordo com um estudo da Straits Research, o mercado de logística farmacêutica deve crescer de US$109,9 bilhões em 2025 para US$215,8 bilhões até 2033, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 8,8% durante o período de previsão. A capacitação profissional do setor deve ser contínua. Em outubro de 2025, o Mira realizou um fórum interativo para discutir novas Resoluções de Diretoria Colegiada (RDCs) da Anvisa que entrarão em vigor em 2026. “Nosso time participa de treinamentos conduzidos por farmacêuticos e especialistas em qualidade, alinhados às normas da Anvisa e às necessidades dos clientes. Assim garantimos segurança e eficiência operacional.”

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários