Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

A MARINHA AMERICANA DESENVOLVE COM A BLACKSEA A MAIS MODERNA E LETAL EMBARCAÇÃO MILITAR NÃO TRIPULADA

barco 1ORLANDO – Por Fabiana Rocha – As tecnologias militares dos Estados Unidos estão ficando cada vez mais sofisticadas. A BlackSea Technologies, uma das líderes em sistemas marítimos autônomos, anunciou hoje(30) o desenvolvimento de sua nova família de embarcações de superfície não tripuladas (USVs) Modular Attack Surface Craft (MASC), projetadas para atender à demanda da Marinha dos EUA por combatentes modulares e multimissão. A  BlackSea oferece uma plataforma pronta para produção e orientada para missões, a fim de acelerar a transição da Marinha para uma frota futura distribuída e com capacidade de sobrevivência. Em julho de 2025, a Marinha dos EUA emitiu uma licitação convidando a indústria a propor embarcações de superfície modulares capazes de executar uma ampla gama de missões, incluindo guerra antissuperfície, operações de ataque, guerra eletrônica, contramedidas contra minas e logística,  por meio de cargas úteis em contêineres e rapidamente reconfiguráveis. O catamarã de alumínio de 66 pés proposto pela BlackSea foi construído especificamente para superar esses requisitos. Diferentemente dos cascosbarco comerciais adaptados, o MASC USV foi projetado da quilha para cima para maximizar o acesso à carga útil, a capacidade e a flexibilidade operacional.

blackO BlackSea MASC oferece:

  • Capacidade de carga útil de 67.200 libras e 900 pés² de espaço de convés aberto
  • 198 kWe de energia elétrica para dar suporte a sensores avançados e sistemas de armas
  • Alcance de 3.000 nm a 10 nós e alcance de auto-implantação estendido para 10.000 nm
  • Velocidade máxima de 25 nós, permitindo operações responsivas e de longa duração

.      Guerra Antissubmarino (ASW), Guerra Antissuperfície (ASuW), Guerra Eletrônica/ISR, Logística, Monitoramento de Infraestrutura, Ataque e Guerra contra Minas (MCM/MIW).

toddTodd Greene (foto à esquerda), Diretor Adjunto de Tecnologia Avançada da BlackSea explicou que  “ A nossa abordagem começa com a missão, não com a plataforma. Projetamos um navio de combate flexível e modular que pode evoluir com a Frota e ser construído em escala hoje, não daqui a alguns anos.”

Pronto para produção

Aproveitando sua linha de produção, que atualmente produz uma aeronave por dia nas instalações da BlackSea em Baltimore, a empresa está preparada para construir e entregar o primeiro protótipo MASC totalmente integrado em seis meses. O projeto compartilha os principais componentes do subsistema com os sistemas GARC de campo da BlackSea, garantindo resiliência da cadeia de suprimentos ecris rápida integração dos subsistemas existentes de autonomia, comando e controle e percepção.

Para Chris Devine(direita), CEO da BlackSea,  “A modernização da frota exige medidas ousadas. Com a nossa solução MASC, a Marinha pode colocar em campo uma família de veículos de combate não tripulados, orientados para missões, prontos para produção e construídos em escala.”  A embarcação é movida por duas unidades de propulsão integradas Volvo Penta D8-IPS600, eliminando o alinhamento dos eixos durante a montagem e contando com o suporte de uma rede logística global. A arquitetura aberta é construída nativamente na Arquitetura de Autonomia Marítima Não Tripulada (UMAA) da Marinha, permitindo integração de autonomia plug-and-play e evitando a dependência de um único fornecedor.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários