A MARINHA SE PREPARA PARA UM DIA HISTÓRICO: O CORTE DA PRIMEIRA CHAPA DE AÇO SUBMARINO NUCLEAR BRASILEIRO | Petronotícias





A MARINHA SE PREPARA PARA UM DIA HISTÓRICO: O CORTE DA PRIMEIRA CHAPA DE AÇO SUBMARINO NUCLEAR BRASILEIRO

sub nuclearA Marinha informa que amanhã (4) será um dia histórico para ela,  para o Brasil e para a indústria naval, porque será dado um passo importante e estratégico para a  construção do primeiro Submarino de Propulsão Nuclear brasileiro, o SN10 “Álvaro Alberto, ” quando será realizada a Cerimônia do Corte da Primeira Chapa da Seção de Qualificação do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN). O evento será no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), e terá a presença de autoridades militares e civis, representantes do setor nuclear, além de todas as empresas envolvidas no projeto. Na indústria naval, o corte da primeira chapa é considerado um  marco dentro do processo de construção de uma embarcação. E não é diferente no caso de um submarino. Ainda mais sendo o primeiro Submarino de Propulso Nuclear brasileiro. A principal vantagem do submarino nuclear é que ele pode ficar muito mais tempo submerso do que os movidos a diesel, pois a geração desub diferenças energia nuclear não depende de oxigênio, como a combustão do diesel. Além disso, se movimenta mais rápido e cobre uma área maior.

Para sua construção é fundamental, como diz a Marinha, é necessário que o estaleiro responsável demonstre capacidade de atender aos requisitos necessários para sua construção. Esta série de requisitos envolve a  infraestrutura e a preparação de equipamentos específicos, além da fabricação de dispositivos de apoio à construção, como cabine acústica, mesa perfuradora, máquinas de corte e torre de soldagem. São realizadas, ainda, as validações de processos construtivos e de garantia de sub em construçãoqualidade, envolvendo a qualificação de pessoal e de procedimentos de transporte entre estações de trabalho.

O Álvaro Alberto é o quinto submarino enquadrado dentro do  Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), parte de um amplo programa estratégico brasileiro, contempla a construção da infraestrutura industrial e de apoio à operação e manutenção de submarinos, em Itaguaí (RJ), com a construção de quatro submarinos convencionais dsub riachueloe propulsão diesel- elétrica, com objetivo de capacitar e preparar a infraestrutura visando o projeto e a construção do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear brasileiro. O Riachuelo, o primeiro da série, já está incorporado à força. O Humaitá, está em fase de testes. Ainda faltam o Tonelero e o Angostura. A introdução de modernos submarinos na Esquadra Brasileira, sub testerepresentam um importante ganho na capacidade dissuasória e de defesa nacional, garantindo vantagem tática e estratégica na proteção da nossa rica Amazônia Azul.

O Submarino de propulsão nuclear com armamento convencional, representa um verdadeiro salto nas capacidades tecnológicas brasileiras, contribuindo no campo técnico-científico, no campo do domínio de diferentes capacidades industriais, além do retorno econômico e geração de empregos. O PROSUB avança enfrentando diferentes desafios, desde a demanda pelo domínio de alta tecnologia e a complexidade que representa o desenvolvimento de um submarino, até o desenvolvimento de toda uma capacidade tecnológica no campo nuclear, o que inclui o desenvolvimento e a fabricação do reator e de toda a Planta Nuclear Embarcada (PNE). O PROSUB é um dos maiores programas de capacitação industrial e tecnológica já observado pelo setor da indústria de defesa brasileira.

3
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Silvio SantosLucianoLuis Carlos Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luis Carlos
Visitante
Luis Carlos

Pra qur serve um submarino nuclear, nas mãos de uns covade e comandado por um ladrão sem-vergonha. E uma VERGONHA AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS, SE ACOVARDAR E SE DEIXAR COMANDAR POR UM BANDIDO OU VARIOS BANDIDOS COMO OS PETRALHAS. NÃO ME REPRESENTA.

Luciano
Visitante
Luciano

Meu Deus, nem sabe escrever.

Silvio Santos
Visitante
Silvio Santos

além de burro é analfabeto