A MOVIMENTAÇÃO AQUAVIÁRIA BATE RECORDE NO PRIMEIRO SEMESTRE COM AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO DA SULNORTE REBOCADORES
A movimentação aquaviária no Brasil bateu um recorde histórico no primeiro semestre deste ano: portos públicos e privados do país movimentaram 616 milhões de toneladas no período — um crescimento de 2,4% em relação ao volume movimentado entre janeiro e junho de 2021 que, até então, registrava o melhor desempenho para a primeira metade de um ano (601,4 milhões de toneladas). Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Mas para que isso aconteça a participação dos rebocadores é fundamental para garantir a segurança e eficiência das operações portuárias bem como de navegação.
O rebocador é uma embarcação projetada principalmente para auxiliar a movimentação e as manobras de diversos perfis de navios, especialmente em portos, terminais e canais estreitos. A Sulnorte Serviços Marítimos, empresa brasileira que atua há 45 anos no setor e, segundo diz, “tem uma estratégica cobertura com seus rebocadores na costa do país e possui expertise em manobras de operações marítimo-portuárias para clientes de diversificados nichos, bem como dos mais variados perfis e tamanhos de navios”.
Além disso, a Sulnorte reboca os navios que não têm capacidade própria de propulsão. Isso é especialmente comum em situações de reboque de embarcações com problemas mecânicos. Há também os chamados reboques oceânicos, que envolvem operações em alto mar; Em caso de emergências, como incêndios a bordo ou ameaças à segurança, os rebocadores podem ser usados para controlar e guiar a embarcação em perigo para um local seguro e ajudar nas operações de salvamento, reboque e resgate.
Deixe seu comentário