faixa - nao remover

A NASA QUER USAR BATERIAS COM AMERÍCIO-241 RECICLADO COMO COMBUSTÍVEL PARA O PROJETO DE SUA BASE LUNAR

lunarA NASA está buscando alternativas para alimentar veículos lunares, módulos de pouso e infraestrutura potencial na Lua com base nuclear. Por isso, a  desenvolvedora de baterias nucleares Zeno Power fará um investimento multimilionário para obter acesso prioritário aos suprimentos de Amerício-241 da reciclagem da Usina La Hague, em Orano, na França. A Zeno Power, sediada nos EUA, está atualmente desenvolvendo sistemas de energia de radioisótopos alimentados por Amerício-241 para atender a agência espacial americana. No passado, os sistemas de energia utilizavam Plutônio-238 como fonte de combustível, mas a sua oferta limitada e a demanda crescente jeanlevaram à busca por alternativas. O Amerício-241 tem meia-vida de mais de 430 anos, o que significa que os sistemas de energia podem durar décadas, e é produzido naturalmente pela decomposição de outros isótopos encontrados no combustível nuclear usado. As duas empresas trabalham juntas desde 2022 para explorar o potencial de produção e sua viabilidade.

Jean-Luc Palayer, CEO da Orano USA, disse que  “O Amerício-241 representa uma oportunidade poderosa para demonstrar o valor real da reciclagem de combustível nuclear usado. Nossa colaboração com a Zeno demonstra como a recuperação em escala industrial de isótopos valiosos pode criar mercados inteiramente novos e permitir que ideias inovadoras se tornem realidade. Como gostamos de dizer: só é desperdício ses você desperdiçar.”

Para  Harsh  Desai, CCO da Zeno Power, “Com a expertise de classe mundial em reciclagem operacional da Orano, agora podemos aproveitar o Amerício-241 como uma nova fonte de combustível para a crescente demanda por energia nuclear. Temos orgulho da parceria com a Orano para estabelecer uma cadeia de suprimentos comercial para o Am-241, transformando material reciclado em energia confiável para missões à Lua, Marte e além.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of