A NEOENERGIA AMPLIA A SUA PARTCIPAÇÃO NA USINA DE CORUMBA III PENSANDO EM SIMPLIFICAR A ESTRUTURA DA EMPRESA
A Neoenergia, que já possuía 25% de participação na Energética Corumbá III e 60% diretamente no consórcio operador da hidrelétrica Corumbá III (representando uma participação direta e indireta de 70% da usina), passará a deter, 62,5% da Energética Corumbá III, e 85% de participação direta e indireta na hidrelétrica Corumbá III, após a consumação da operação do leilão que a empresa arrematou 37,5% do capital social da Energética Corumbá III (ECIII), anteriormente pertencente à CELGPAR. A ECIII, por sua vez, detém 40% da hidrelétrica Corumbá III.
O valor da operação é de R$ 91,8 milhões, que está sujeito à atualização pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desde a data base de 31 de dezembro de 2023
 até a data de liquidação do lote adquirido, além de outros ajustes usuais para esse tipo de transação. A conclusão da operação também está sujeita ao não exercício do direito de preferência pela Companhia Energética de Brasília (CEB), que detém a participação na Energética Corumbá III, e às demais condições precedentes previstas no edital do leilão. Para Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, “O resultado do leilão reforça a estratégia de otimização de portfólio com geração valor, seguindo a disciplina de capital e simplificação da nossa estrutura.”

 publicada em 7 de outubro de 2025 às 18:00                            




