A NUSCALE DEMITE 154 FUNCIONÁRIOS DE ALTOS CARGOS E REORIENTA AS SUAS ATIVIDADES ESTRATÉGICAS INTERNAS
A NuScale Power Corporation, desenvolvedora de pequenos reatores modulares (SMR), anunciou uma série de medidas para reequilibrar suas contas. A empresa fez a demissão de 154 funcionários, que, segundo ela, trará uma economia de até US$ 60 milhões por ano e “melhor posicionará [a companhia] comercialmente, financeiramente e estrategicamente”. O presidente e CEO da NuScale, John Hopkins, disse que a tecnologia SMR da empresa – a única que recebeu a aprovação da Comissão Reguladora Nuclear dos EUA – “já estava muitos anos à frente da concorrência e a comercialização de nossa tecnologia SMR é nosso objetivo principal, que inclui implantação e fabricação de curto prazo“. Em um comunicado de imprensa, a empresa cotada na Bolsa de Valores de Nova Iorque disse que estava “tomando medidas para a transição da I&D para a comercialização e pretende alinhar recursos com prioridades fundamentais, que incluem o avanço de projetos geradores de receitas, garantir novos pedidos e posicionando a NuScale para o sucesso a longo prazo”.
O VOYGR SMR da NuScale – um reator de água pressurizada com todos os componentes para geração de vapor e troca de calor incorporados em uma única unidade de 77 MWe – está sendo considerado para construção em vários países ao redor do mundo, incluindo nos EUA, na Romênia e na Polônia, onde um plano pelo produtor de cobre e prata KGHM Polska Miedź SA para construir uma usina baseada no SMR da NuScale Power foi aprovado pelo Ministério do Clima e Meio Ambiente. No entanto, em novembro, a NuScale e a Utah Associated Municipal Power Systems concordaram mutuamente em encerrar o Carbon Free Power Project (CFPP), que deveria apresentar seis módulos de energia NuScale gerando 462 MWe de eletricidade e que estava previsto para operação em 2029. O CFPP tinham como meta uma assinatura de 80% para o projeto até o final de 2023, mas as partes disseram que ficou claro que não teriam assinatura suficiente para apoiar a implantação.
A NuScale fez seu primeiro pedido de produção de longo prazo de vaso de pressão de reator superior com a Doosan Enerbility em março de 2023 para o CFPP – a empresa pretende transferir esses módulos para seu próximo cliente, disse Hopkins durante um evento da American Nuclear Society em novembro. A NuScale Power foi a primeira desenvolvedora de SMR a passar por uma combinação de negócios para acelerar a comercialização de sua tecnologia. Em maio de 2022, fundiu-se com a Spring Valley Acquisition Corporation para criar o primeiro fornecedor de tecnologia SMR de capital aberto do mundo. Suas ações inicialmente subiram 50% em valor, mas caíram nos últimos meses e fecharam na sexta-feira a menos de um terço do valor de maio de 2022.
Deixe seu comentário