A ODEBRECHT, MAIOR EMPRESA DE ENGENHARIA DO PAÍS, PEDE RECUPERAÇÃO JUDICIAL COM UMA DÍVIDA DE R$ 80 BILHÕES
Já era uma notícia esperada, mas a confirmação do pedido de recuperação judicial da Odebrecht, a maior empresa de engenharia do país, não deixa de provocar uma profunda tristeza e grande repercussão no mercado. A decisão da companhia foi tomada na manhã desta segunda-feira (17) depois de uma longa reunião entre os principais executivos da companhia. É não deixa de ser também, um outro tipo de legado da Operação Lava Jato, que já deixou a marca de algumas prisões de políticos corruptos e uma gama de empresas fechadas, com milhares de empregos destruídos. Com a dívida de R$ 80 bilhões e com execuções em curso, a empresa estava sem alternativas para resolver seu problema de liquidez financeira. O grupo, que enfrenta grave crise financeira desde que virou pivô da Operação Lava Jato, informou que não vai comentar o assunto.
Na última semana, a Caixa, uma das credoras da empresa, iniciou processo de execução das dívidas da empresa. A execução corre em segredo de Justiça, como desdobramento da pressão que o banco público vem fazendo contra o grupo desde o pedido de recuperação judicial da Atvos, braço de açúcar e álcool da holding, no fim de maio, conforme o Petronotícias informou. A Atvos, que tem dívida de quase R$ 12 bilhões, foi a primeira companhia do grupo a recorrer à proteção da Justiça para renegociar seus débitos. Até a semana passada, os grandes bancos brasileiros negociavam em conjunto uma recuperação extrajudicial do grupo Odebrecht. Caso a recuperação vá parar na Justiça, os bancos credores entrarão numa fila para receber os empréstimos, ao lado de funcionários, governo, e muitos fornecedores e outros.
A legislação brasileira tem coisas que é de arrepiar: o empresariado comete todos ilícitos possíveis levando o complexo empresarial a ruína total para no final pedir recuperação judicial, mas, subdivide seus ativos em duas partes, a parte boa e a podre. No caso da CNO, os dirigentes da empresa falida deixaram de fora a Braskem, a empreiteira OEC, a Ocyan, a incorporadora OR, a Odebrecht Transport, o estaleiro Enseada, além da Atvos Agroindustrial e alguns ativos operacionais na América Latina. Que se danem os credores, os empregados, a união federal, estados e município, ai incluídos o BNDES, o FGTS, e… Read more »
Esta firma corrompeu e merecia ser castigada mas o método do Lava Jato com aval do Legislativo e executivo estava todo errado. Em vez de punir,simplesmente levou a firma a falência ocasionando um desemprego gigante. Isto aconteceu com todas as firmas envolvidas no Lava Jato. Conforme reportagem do Estado de São Paulo, em 2017 foram mais de 600.000 empregos cortados. Não é atoa que o Brasil hoje parece uma pais zumbi. Em tempo o exjuiz do Lava Jato estava em conluio com os promotores para direcionar condenações.Esta é a triste história do Brasil que até para fazer justiça é incompetente.
Por favor nao culpe a lava-jato… a operacao escancarou a roubalheira do pais e colocou muito safado no seu devido lugar (CADEIA). O q esta acontecendo eh o resultado de anos de falcatruas e roubalheiras, onde a odebrecht teve papel muito importante.
Por favor nao vamos manipular a populacao contra um movimento anticorrpucao tao importante e serio quanto a lava-jato.
É que você Leandro, nunca deve ter ficado desempregado por causa dela. Já eu fiquei 3 anos. Então enquanto me houver forças critico sim, um sistema de punição ao povo e vitrine para gananciosos.
Milhares desempregados e alguns poucos políticos presos. Esse é o saldo.
E se acham que a corrupção acabou???ha ha ha… Tudo continua na mesma na República das Bananas.
Seguindo a sua logica, se houver emprego pode roubar a vontade?
A lógica seria punir e prender os corruptos, sem fechar as empresas.
Veja o exemplo da Volkswagen, na Alemanha. E tantas outras
Anos atrás um carro saiu de uma rua lateral, eu estava tão perto que não consegui parar em tempo, o motorista explicou que se tivesse tido alimentação a gasolina em vez de GNV ele teria conseguido passar mais rápido. Afirmar que a crise da empreiteira é um legado da Lava jato segue a mesma lógica, não foi culpa da decisão do motorista, foi o GNV.
“E não deixa de ser também, um outro tipo de legado da Operação Lava Jato, que já deixou a marca de algumas prisões de políticos corruptos e uma gama de empresas fechadas, com milhares de empregos destruídos.”
Bem isso, os milhares só ficou mesmo para o povo…
O que a ganância não faz com esses juízes, políticos…