A OXYNOBRE TEM UM CRESCIMENTO FIRME NO MERCADO DE GASES INDUSTRIAIS E JÁ DESAFIA AS GRANDES EMPRESAS DE UM MERCADO RESTRITO
O mercado de gases industriais no Brasil é dominado por poucos players, que atendem em âmbito nacional. E aos menores, regionais, fica o desafio de transpor uma “guerra” de preços para continuarem competitivos. Foi nesse cenário que a OxyNobre, empresa familiar com sede em Itumbiara, em Goiás, decidiu se lançar no mercado em 2016. E a investida deu certo. Rapidamente combinou o melhor dos dois universos – das pequenas e das multinacionais e terminou 2024 crescendo 32%, na comparação com 2023. Nos últimos quatro anos, a OxyNobre registrou um crescimento médio de 20%, a cada ano. A “fórmula mágica” reúne elementos já conhecidos pelo mercado, mas que poucos enxergaram essa oportunidade no mundo dos gases industriais. Segundo o CEO da empresa Odelmo Siqueira Prado Jr., “focamos nas grandes, os clientes das multinacionais, porém, buscando aquelas que estavam descontentes por conta da falta de relacionamento próximo, em virtude da burocracia e distância que uma multinacional te impõe”.
O resultado desse modelo simples vai render faturamento bruto de R$ 30 milhões neste ano. A OxyNobre começou em 2016 com Odelmo Siqueira Padro, sendo uma revendedora. E logo se tornou envasadora. Mas antes desses oito anos como empresário, Odelmo Padro já somava mais de 40 anos no mercado de gases. Com tanta experiência e relacionamento, ele entendeu os “gargalos” e as oportunidades nesse setor, que cresce mais de 4% ao ano, conforme análises de instituições internacionais. Só em 2024, foram mais de 1,67 bilhão de toneladas de gases industriais produzidos. Atualmente, a OxyNobre não só distribui, como também produz gases, como oxigênio, nitrogênio, argônio e dióxido de carbono, em altos níveis de pureza. E essa produção atende uma carteira de mais de 2 mil clientes, que estão localizados nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste de Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Cerca de 30% dessa carteira migrou dos grandes players nos últimos dois anos. A capital paulista, destino cobiçado pelas empresas do setor, não está na rota de crescimento de curto e médio prazos da OxyNobre. Para um primeiro momento, a empresa quer atingir algumas cidades do interior paulista, como Limeira, Americana e Rio Claro. Para dar conta do avanço projetado, a OxyNobre conta hoje com uma área total de mais de 20 mil metros quadrados, além de dois galpões de envase, uma área de tanques, oficina e borracharia próprias. E já planeja construir uma
terceira área envasadora para investir em gases pouco envasados.
“Temos um amplo espaço para crescer e vamos aproveitar esse momento com uma combinação de competitividade, proximidade com o cliente e atendimento impecável“, sentencia Odelmo Jr. E para que esse objetivo se concretize, a empresa iniciou movimento preciso: trouxe a XR Advisor, um fundo de investimento que vem se unindo com êxito a empresas familiares brasileiras para implementar técnicas de governança corporativa e com isso preparar empresas como a OxyNobre para um salto exponencial. Nos últimos dois anos, a XR adquiriu participação acionária em 24 empresas de diferentes setores e alicerçou as companhias para movimentos arrojados, até pouco tempo atrás pouco tratado pelo middle market: fusões e aquisições. Segundo o Presidente do Conselho da XR, Rodolfo Oliveira, “essa estratégia é um movimento viável para a OxyNobre, que tem em sua essência diferenciais muito importantes e agora começa um trabalho de estruturação para disputar em pé de igualdade com grandes players”.
Deixe seu comentário