faixa - nao remover

A PAN AMERICAN ENERGY VIABILIZA O FINANCIAMENTO DO COMPLEXO EÓLICO NOVO HORIZONTE NA BAHIA

eeolica capaA Pan American Energy, empresa global de energia, concluiu com êxito a estruturação financeira de um montante de R$ 1,1 bilhão junto ao BNDES e ao Banco do Nordeste (BNB), destinado ao Complexo Eólico Novo Horizonte. Este é o primeiro empreendimento da companhia no Brasil, em implantação na região central da Bahia. A estrutura de financiamento teve por base uma política de comercialização de energia no mercado brasileiro, baseada em contratos a médio prazo. O Santander Brasil foi assessor financeiro do projeto para a captação do financiamento de longo prazo e ainda estruturador líder do sindicato de bancos comerciais, em conjunto com Bradesco e Banco do Brasil. Ricardo Lee, responsável pela transação na área de Project Finance do Santander Brasil, disse que “A política de comercialização negociada permite uma maior flexibilidade para a estratégia da companhia.” O executivo disse ainda  que a operação junto aos bancos de desenvolvimento locais (BNDES e BNB) e bancos comerciais (através de garantias bancárias do Santander, Bradesco e Banco do Brasil), “é especialmente inovadora por ter sido estruturada com contratos de venda de energia de médio prazo e na modalidade non-recourse (ou seja, sem onerar o balanço do acionista do projeto com garantias corporativas).

Esse modelo, que se baseia na avaliação criteriosa dos fornecedores envolvidos no projeto, na previsibilidade e resiliência da projeção de receitas e na correta alocação doseo riscos entre os diferentes stakeholders, é bastante utilizado internacionalmente. Para Enrique Lusso, vice-presidente de Desenvolvimentos Internacionais da Pan American Energy no Brasil.  “O Brasil tem grande potencial em fontes de energia sustentável e podemos contribuir, com nossa expertise e investimentos, para a transição energética no país.”

Alejandro Catalano, diretor geral da companhia, acredita que  “A chegada desses desembolsos é um dos marcos mais importantes que nós havíamos proposto quando iniciamos a construção do complexo eólico. Hoje, o empreendimento já está com 80% das obras concluídas, e esperamos iniciar a operação durante o primeiro trimestre de 2024, ampliando a oferta de energia limpa e renovável no Brasil.” No pico das obras, foram gerados mais de 2.600 postos de trabalho para a implantação do projeto que, para além dos 94 aerogeradores, contemplou ainda uma linha de transmissão dedicada de 80 quilômetros de extensão, uma subestação de 500 KV e a construção e melhoria dos acessos logísticos. Com capacidade instalada de 423 MW, o Complexo Novo Horizonte prevê gerar mais de 2.000 GWh anualmente, o que corresponde ao consumo anual médio de quase um milhão de brasileiros

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of