Naturgy
faixa - nao remover

A PARTIR DE HOJE, O IBAMA JÁ PODE INSPECIONAR A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO DE ANIMAIS DA PETROBRÁS PARA LIBERAR MARGEM EQUATORIAL

unidadeA Petrobrás recebeu a licença da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amapá para operação da Unidade de Atendimento e Reabilitação de Fauna localizada no município amapaense de Oiapoque. A instalação funciona como uma espécie de hospital para fauna e conta com ambulatório, salas de estabilização, atendimento, centro cirúrgico e outros espaços dedicados a atender aves, mamíferos marinhos, tartarugas, golfinhos e peixes-boi. Esta unidade era a chave para que o IBAMA pudesse conceder a licença de operação para que a Margem Equatorial, além da Foz do Amazonas possa ser explorada comercialmente. A diferença entre o órgão estadual e o federal, de Marina Silva, ministra do meio ambiente de Lula, talvez seja a influência das ONGs internacionais. Os técnicos de alma ambientalista já disseram não à autorização para exploração. Ao que parece, preferem dizer sim às ONGs e à Marina, mesmo sabendo das ordens do Presidente do país, Lula da Silva, que teme um desgaste em sua imagem internacional confrontando a de sua própria ministra. Colocou no cargo quem não tem força para demitir.

Pelo andar da carruagem, o OK só se dará mesmo depois da COP 30, em novembro, em Belém do Pará, e com a saída de Marina Silva do governo. A construção daMARGEM unidade de fauna no Oiapoque é parte do processo de licenciamento ambiental do projeto de perfuração que a Petrobrás pretende iniciar no bloco FZA-M-59, localizado em águas profundas do Amapá, distante mais de 540 km da foz do rio Amazonas, na Margem Equatorial brasileira. Com a perfuração, a Petrobrás pretende investigar a existência de petróleo na costa do estado. A unidade do Amapá funcionará em sinergia com o Centro de Despetrolização e Reabilitação da fauna já instalado em Belém, no Pará. Para início da operação no Oiapoque ainda é necessária a realização de inspeção pelo Ibama. A Petrobrás informou ao órgão regulador que a instalação está disponível para vistoria a partir de desta segunda-feira (7).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of