A PETROBRÁS ANUNCIA A PRODUÇÃO EM LARGA ESCALA DE UM NOVO TIPO DE ASFALTO COM CONTEÚDO RENOVÁVEL
A Refinaria Henrique Lage (Revap) da Petrobrás, em São José dos Campos (SP), passou a produzir pela primeira vez no Brasil, o asfalto com conteúdo renovável em larga escala, combinando correntes minerais com componentes de base vegetal. Foram produzidas e comercializadas cerca de 3 mil toneladas de produto, mantendo o desempenho dos asfaltos convencionais e reduzindo o impacto ambiental na pavimentação. O início desta operação começou nos primeiros dias de outubro. O CAP Pro R, novo asfalto com conteúdo renovável, tem em sua composição um óleo de origem vegetal com características específicas que conferem ao produto propriedades adequadas para pavimentação e industrialização, além de grande sinergia com o refino de petróleos nacionais.
Os testes pré-produção foram conduzidos no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (CENPES) da Petrobrás, e o produto aplicado com sucesso em vias da
Cidade Universitária, na Ilha do Fundão (RJ) e, segundo o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobrás, William França, foi aprovado: “Resultado de investimentos em pesquisa e no incremento de processos produtivos, a produção de asfalto com conteúdo renovável demonstra, mais uma vez, o pioneirismo da Petrobrás. Promovemos ganhos sociais e ambientais efetivos, porque acreditamos que uma transição energética justa e responsável é possível e necessária.”
O asfalto com conteúdo renovável produzido na Revap passa a integrar a linha de asfaltos CAP Pro da Petrobrás. Os produtos dessa linha são mais sustentáveis e oferecem soluções para um futuro de baixo carbono, além de atenderem às exigências da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). “A chegada do asfalto com conteúdo renovável na Revap reforça a linha CAP Pro de asfaltos da Petrobras. Estamos proporcionando resultados efetivos para o setor de pavimentação, oferecendo uma alternativa viável mais sustentável e que se insere no compromisso da Petrobras com a transição energética justa“, afirmou o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobrás, Claudio
Schlosser.
Com a produção do asfalto com conteúdo renovável, os asfaltos CAP Pro W e CAP Pro AP, já produzidos na Revap, passam a incorporar no nome a letra “R” de renovável. Da mesma forma o CAP 50/70 convencional da Revap passará a integrar a linha CAP Pro. O CAP Pro W 30/45 permite uma redução da temperatura do processo de aplicação. Ao mesmo tempo, pode proporcionar um aumento de 15% de produtividade na usinagem, sem necessidade de alteração de equipamentos nos processos de pavimentação. Já o asfalto CAP Pro AP, de alta penetração, é indicado para a pavimentação com cerca de 25% de conteúdo reciclado, proporcionando maior sustentabilidade à cadeia de pavimentação pela menor geração de resíduos.

publicada em 8 de outubro de 2025 às 18:00 




