Naturgy
faixa - nao remover

A PETROBRÁS DOBRA O PROCESSAMENTO DE GÁS DA NOVA UPGN DO ANTIGO COMPERJ COM A INAUGURAÇÃO DO SEGUNDO MÓDULO

tlmasO segundo módulo da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Complexo de Energias Boaventura, o antigo Comperj,  localizado em Itaboraí (RJ), entrou em operação comercial neste domingo (4). Somando-se ao primeiro módulo, inaugurado no ano passado, a capacidade total de processamento da unidade atinge 21 milhões de m³/dia. A UPGN do Boaventura faz parte do Projeto Integrado Rota 3 da Petrobrás, por onde é escoado gás natural de campos de produção como Tupi, Búzios, Sapinhoá, entre outros. Trata-se de um gás rico que, após processado, gera três produtos importantes para o mercado: Gás Natural (GN); Gás Liquefeito de Petróleo (GLP ou gás de cozinha); e C5+ (matéria-prima na indústria petroquímica e produção de combustíveis).

upgnO diretor de Transição Energética e Sustentabilidade, Maurício Tolmasquim, disse que  “A Petrobrás está empenhada em oferecer ainda mais confiabilidade de fornecimento aos clientes da indústria e das distribuidoras comprometidos em soluções sustentáveis e competitivas. A operação comercial do módulo 2 da UPGN é fundamental também para aumentar a competitividade da empresa no novo ambiente dinâmico e competitivo do mercado de gás nacional.”

Diretor_William França_Coletiva_PE 2050_e_PN 2025-2029_Crédito_Guarim de Lorena_PetrobrasPara o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobrás, William França,  “a entrada em operação comercial dos dois módulos da UPGN é mais uma demonstração de uma empresa que está comprometida com o país. A Petrobras está reafirmando sua estratégia para o mercado de gás e preservando a sustentabilidade financeira de um projeto integrado com alta complexidade operacional”.

Desde novembro de 2024, a Petrobrás opera comercialmente na UPGN do Complexo de Energias Boaventura, contribuindo para a oferta de gás natural para o mercado nacional, reduzindo a dependência de importações. Além do gasoduto implantado para o escoamento de gás natural e da UPGN, a Petrobrás está trabalhando em projetos no Complexo que incluem duas termelétricas a gás para participação no leilão agendado para o final do próximo mês pelo setor elétrico, e unidades de refino para produção de combustíveis e lubrificantes, as quais estão com processos de contratações das obras em curso.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of