A PLATAFORMA P-78 CHEGOU AO CAMPO DE BÚZIOS, MAS AINDA VAI DEMORAR ALGUNS DIAS ANTES DE PRODUZIR PETRÓLEO
Depois de 79 dias, desde que saiu do estaleiro Benoi, em Singapura, em 13 de julho, o FPSO P-78, Ufa!, chegou hoje (30) ao campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, onde será interligado aos poços para, em breve, iniciar a produção. O campo de Búzios está localizado em águas ultra profundas da Bacia de Santos (profundidade de até 2.100 metros), a 180 km da costa do estado do Rio de Janeiro. O projeto Búzios 6 conta com 13 poços, sendo 6 produtores (com 2 conversíveis a injetores), 6 injetores WAG e 1 injetor de gás. A unidade será interligada com dutos rígidos de produção, injeção e exportação de gás e dutos flexíveis para as linhas de serviço e de gás lift. O FPSO P-78 é a sétima unidade prevista para instalação no campo e vai se somar às outras seis plataformas em operação no campo: FPSOs P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré. A P-78 possui capacidade de produção de 180 mil barris de óleo, além de comprimir 7,2 milhões de m³ de gás diários.
O uso da estratégia de navegação com a tripulação a bordo permitirá antecipar o início da produção em cerca de duas semanas em relação ao modelo tradicional de parada em águas abrigadas. O transporte na condição tripulada permite que diversos sistemas complexos do FPSO sejam mantidos em condição operacional, a continuidade do processo de comissionamento e o treinamento das equipes nesses sistemas, diminuindo o tempo total entre a chegada na locação final e o início da produção de petróleo. Após a chegada e antes de entrar em operação, será realizado o serviço de ancoragem e de interligação da plataforma com os poços produtores de petróleo, o que deverá levar aproximadamente 2 meses.
A construção do casco foi realizada em estaleiros nas cidades Yantai e Hayang, na China, e em Ulsan, na Coreia do Sul, onde também foi realizada a integração dos blocos. Em seguida o FPSO foi transportado para estaleiro em Singapura, no qual foi realizada a integração e comissionamento dos módulos de topside, construídos no Brasil (Estaleiro Seatrium Angra dos Reis, antigo Brasfels), China e Singapura. “A P-78 se junta às demais unidades produtoras para incrementar ainda mais a produção do Campo de Búzios, que já superou a produção diária de 900 mil barris de petróleo“, disse a diretora de Exploração e Produção, Sylvia Anjos.

 publicada em 30 de setembro de 2025 às 15:00                            




