A POLÍCIA DO RIO DE JANEIRO VOLTA A PRENDER PARTE DE QUADRILHA QUE FURTAVA PETRÓLEO DE OLEODUTO DA TRANSPETRO
A bandidagem continua tentando de todos os jeitos roubar petróleo direto dos dutos da Transpetro. Só mesmo mais tecnologia e um estudo sobre a possibilidade de construção de novos oleodutos aparentes para estancar esses roubos. A comunidade de dutos precisa se mobilizar e pensar em boas alternativas para que esta prática não acabe em mais uma tragédia, como a Vila Socó, e a do Arco do Metropolitano, que podem ser evitadas. Talvez a Transpetro, a mais interessada no caso, possa envolver o CTDUT, profissionais experientes do setor, como Marcelino Guedes, e empresários privados experimentados, como o presidente da Liderroll, Paulo Fernandes, que já defende esta ideia há 15 anos. Ele já debateu este tema (que proporciona economia de tempo e dinheiro ao projeto, com mais segurança) em reuniões com o Ministério de Minas e Energia e com a própria ANP; Marcelo Bonilha, presidente da EBSE, Gustavo Labanca, ex- CEO da TAG e hoje Membro do seu Conselho, e ainda Idarilho Nascimento, da Tenaris, são outros bons profissionais que podem contribuir e muito na busca de uma solução para o problema. Nem todo conhecimento está dentro da Transpetro. É preciso humildade para se reconhecer isso. Hoje (2), policiais civis da Delegacia de Defesa e equipes do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Ministério Público do Rio (MPRJ) realizaram a “Operação Infractio”, que mirou uma das muitas organizações criminosas especializadas no furto de petróleo bruto de dutos da Transpetro. Os agentes cumpriram três mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão contra chefes e integrantes da quadrilha. Márcio Pereira Gabry foi preso em Minas Gerais.
A operação mirou em outros dois alvos: Franz Dias já foi preso e Mauro Pereira Gabry não foi encontrado e já é considerado foragido. O delegado Pedro Brasil explicou o principal interesse das quadrilhas: borracha e de cerâmica, tem muito interesse, porque o petróleo é utilizado como matéria-prima para produção de diversos produtos.” O grupo investigado agia de forma estruturada ao longo dos últimos anos em MG e no RJ, mesmo após terem sido alvos de outras cinco operações policiais.
Técnicos identificaram movimentações suspeitas e localizaram um túnel com aproximadamente sete metros de extensão na região de Rio das Flores, no interior do Rio. O túnel acessava clandestinamente o duto Orbel II. O inquérito revelou um alto grau de sofisticação do grupo, que usava veículos alugados por terceiros, contas bancárias também de terceiros e se comunicava de maneira criptografada, com o objetivo de dificultar a identificação dos verdadeiros responsáveis.
Em nota, a Transpetro, presidida por Sergio Bacci, afirmou que:
“A utilização de uma tecnologia de ponta realizada pelo Centro Nacional de Controle e Logística (CNCL) da Transpetro, que permite a rápida localização de derivações clandestinas; o trabalho de relacionamento comunitário focado na conscientização com a população que vive no entorno dos ativos, o qual inclui a divulgação do número 168, um canal de comunicação direta entre a Transpetro e a população; além dos convênios com órgãos de segurança pública.
Essa estratégia tem resultado numa redução nos números de derivações clandestinas. Desde 2020, reduzimos em cerca de 90% o número de furtos e suas tentativas nas nossas faixas. Em 2020, foram 201 ocorrências e, no ano passado, 25.
O transporte de combustíveis por dutos é seguro e eficiente, mas intervenções criminosas podem trazer riscos à comunidade. A companhia disponibiliza o telefone 168, um canal gratuito que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, para receber denúncias sobre movimentação suspeita nas faixas de dutos, com sigilo garantido”.
Parabéns ao Petronoticias! Sempre na frente e em defesa do segmento de petróleo e Gas. Importantíssimo alerta. A população leiga nem imagina que isso aconteça. Mas esse presidente da Transpetro é um Banana util. Fala do que Ouve. Uma belo papagaio treinado. Qual a origem dele? Sabe o que de petróleo e da industria petrolífera? Nada!!!! Qual a qualificação dele? Qual sua origem? A quem ele atende? Quais os resultados da Trasnpetro sob sua gestão X a de outros presidentes nos mesmos cenarios? O sistema da trasnpetro é falho. Nao detecta pequenos volumes. Somos roubados na cara dura. E pequenos… Read more »