Naturgy
faixa - nao remover

A PONTE DE GUARATUBA QUE VAI LIGAR AS CIDADES DE MATINHOS E GUARATUBA, NO PARANÁ, AVANÇA E JÁ TEM 44% DE AVANÇO

ponteA obra da Ponte de Guaratuba, que ligará as cidades de Matinhos e Guaratuba, no litoral do Paraná, já  alcançou 44% de avanço físico. A sua conclusão será motivo  de comemoração para comerciantes e moradores locais que aguardam pela estrutura há mais de 40 anos. Atualmente o projeto gera cerca de 630 empregos na região. Com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026, a ponte terá 1.244 metros de extensão, quatro faixas de tráfego (duas em cada sentido), duas faixas de segurança (uma em cada sentido), barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. Haverá um vão de 160 metros e canal de navegação de 17 metros de altura por 90 metros de largura. Ao todo serão fincadas 64 estacas com 40 metros de comprimento médio, dos quais 30 serão submersos. Cada estaca pesa 34 toneladas.

ponte 1A extensão total do complexo viário totalizará 1.826 metros, o que inclui 951 metros de acessos no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos. Dentro do projeto, também estão incluídas vias locais e conexão à Estrada de Cabaraquara, em Matinhos. De acordo com Luciano Pizzatto, Diretor de Contrato responsável pelos trabalhos, a obra está evoluindo num ritmo adequado, atendendo às expectativas do cliente e da comunidade local. “Temos grande responsabilidade em materializar um equipamento tão aguardado e importante para a região. Sabemos da dimensão do nosso desafio e estamos imbuídos de realizar esta entrega no prazo.

ponte 2Quem acompanha o andamento das obras de perto acredita que a ponte irá impulsionar a economia e o desenvolvimento de Guaratuba e região, já que muitos turistas deixavam de transitar no município pela dificuldade em seu acesso. O trabalho é fruto de um investimento de R$ 386,9 milhões feito pelo governo paranaense, através do Departamento de Estradas e Rodagem, autarquia ligada à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística. A obra está sendo executada pelo consórcio Nova Ponte, formado pelas construtoras OEC, Carioca e Goetze Lobato.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of