Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

A PRIO CONTRATA UMA NOVA GESTÃO INTELIGENTE PARA MONITORAR AS OPERAÇÕES DE TODOS SEUS FPSOs

A PRIO firmou contrato com a Shape Digital, desenvolvedora de soluções impulsionadas por Inteligência Artificial (IA), para a implantação de uma plataforma de Gestão Inteligente de Ativos voltada ao aumento da confiabilidade operacional, redução dos custos de manutenção e à maximização da produção. A Shape Lighthouse  é uma tecnologia que  será aplicada nas três Unidades Estacionárias de Produção (UEPs) da PRIO, localizadas nos campos de Albacora Leste (FPSO Forte – direita), Frade (FPSO Frade – esquerda) e Tubarão Martelo (FPSO Bravo-abaixo a direita), além da Wellhead Polvo A. Juntas, essas unidades operam em FPSOs com capacidade de processamento de até 380 mil barris de petróleo por dia e armazenamento superior a 1 milhão de barris.

 A adoção do Shape Lighthouse pela PRIO teve início com um projeto-piloto bem-sucedido no FPSO Valente, no campo de Frade. Agora, a solução será expandida para apoiar o processo de manutenção preditiva dos ativos críticos e aprimorar o gerenciamento de riscos, por meio da detecção proativa de anomalias e da tomada de decisões baseadas em dados. As unidades serão monitoradas pela maior biblioteca offshore de algoritmos de predição de falhas, de propriedade da Shape, composta por mais de 200 modelos baseados em inteligência artificial e equações de engenharia.

Esse acervo reflete o conhecimento operacional acumulado a partir de anos de monitoramento de cerca de 30% da produção nacional de óleo e gás. A plataforma Shape Lighthouse é capaz de antecipar e mitigar falhas antes que se tornem críticas,

Tubarão Martelo

permite uma redução de por volta de 15% nas paradas operacionais indesejadas das unidades e redução substancial de custos. Além do Shape Lighthouse, o portfólio da Shape inclui o Shape Aura e o Shape Reef, soluções baseadas em dados operacionais que atuam diretamente na eficiência energética e segurança industrial, respectivamente.

O Shape Aura foca na redução de emissões através da otimização do consumo de energia, sem necessidade de investimentos em novos equipamentos (CAPEX). Já o Shape Reef monitora em tempo real a integridade de barreiras de segurança assim como o estado dos Elementos Críticos de Segurança (SCEs), identificando componentes degradados e riscos operacionais, evitando paralisações não planejadas, penalidades e, principalmente, a ocorrência de acidentes graves.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários