A ROSATOM APROVEITA A ATOMEXPO PARA ASSINAR ACORDOS COM O CAZAQUISTÃO E BURKINA FASO NA ÁREA DA MEDICINA NUCLEAR | Petronotícias




faixa - nao remover

A ROSATOM APROVEITA A ATOMEXPO PARA ASSINAR ACORDOS COM O CAZAQUISTÃO E BURKINA FASO NA ÁREA DA MEDICINA NUCLEAR

expoDepois de assinar um acordo com a Nicarágua, a Rosatom também assinou um outro acordo com o Cazaquistão para também construir uma unidade de produção de Radiofármos. O acordo foi assinado durante a Atomexpop 2024, que está sendo realizada em Sochi. A exposição também foi palco para a assinatura de Memorandso de Entendimento, com os mesmos objetivos, mas com Burkina Faso, da África. Estes entendimentos também estão prevendo outro potenciais projetos do uso da energia nuclear.  O Diretor-Geral da Rosatom, Alexei Likhachev, e o Ministro da Energia do Burkina Faso, Yacouba Zabre Guba, assinaram um roteiro que “descreve medidas concretas para ambos os lados construírem a força de trabalho nuclear pacífica do país da África Ocidental, desenvolverem infraestruturas nucleares e criarem uma opinião pública positiva em relação à energia nuclear no Burkina Faso. Com base nos resultados da formação de um quadro jurídico internacional para a cooperação, as partes pretendem trabalhar na questão da implementação de projetos de geração nuclear e aplicações não energéticas de tecnologias de radiação na agricultura e na medicina no Burkina Faso“, diz um comunicado.

O Diretor Geral da Rosatom Health Technologies, Igor Obrubov também assinou um memorando de entendimento ao lado de Zhanar Ospanova, Ministro da Saúde da região de Zhambyl, no Cazaquistão, para implementar projetos conjuntos relacionados com o desenvolvimento da medicina nuclear: “Dado que a Rosatom possui experiência e competências significativas na implementação de projetos na área da medicina nuclear, estou confiante de que o nosso trabalho conjunto permitirá progressos significativos no diagnóstico e tratamento de doenças socialmente significativas, em particular a oncologia. Esta interação tem o objetivo mais importante – ampliar o acesso de médicos e pacientes às tecnologias mais modernas para preservar e melhorar a saúde.” A Atomexpo deste ano é a 13ª realização do evento de negócios e exposições, que é apoiado pela empresa nuclear estatal russa Rosatom.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of