A ROSATOM ASSINA UM MEMORANDO PARA A CONSTRUÇÃO PEQUENOS REATORES NUCLEARES NO IRÃ
A Organização de Energia Atômica do Irã e a Rosatom assinaram um memorando de entendimento para cooperação na construção de pequenos reatores modulares no Irã. De acordo com os iranianos, “este acordo foi concluído para expandir a cooperação no campo de usos pacíficos da energia atômica para promover o desenvolvimento sustentável, a segurança energética e o avanço tecnológico, de acordo com as leis nacionais e as obrigações internacionais dos dois países“.
A organização disse que o memorando de entendimento (MoU) abre caminho para a elaboração de contratos para o projeto e construção de pequenos reatores modulares (SMRs) no Irã, acrescentando que “esses reatores desempenharão um papel importante no desenvolvimento de conhecimento técnico e tecnologia nuclear e indústrias relacionadas à fabricação de equipamentos e instrumentos de usinas de energia no país”.
O memorando de entendimento foi assinado pelo CEO da Rosatom, Alexei Likhachev, e pelo presidente da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Eslami. A Rosatom informou que também discutiu os projetos em andamento: uma unidade VVER de projeto russo com capacidade de 915 MWe já está em operação em Bushehr, na costa do Golfo Pérsico. Duas outras unidades com reatores VVER-1000 que ainda estão em construção. Para a Rosatom, “ocorreu em uma atmosfera de confiança mútua, abertura e construtividade.” A assinatura do memorando fez parte da visita da delegação iraniana a Moscou para participar do fórum da Semana Atômica Mundial , que começa amanhã e vai até o próximo sábado.
Deixe seu comentário